Reabilitação do matadouro real do Século XVI de Porcuna / Pablo Manuel Millán Millán

© Javier Callejas

Reabilitação do matadouro real do Século XVI de Porcuna / Pablo Manuel Millán Millán - Mais Imagens+ 14

  • Arqueólogo Diretor: Pablo Jesús Casado Millán
  • Técnicos De Apoio: Rafael Antonio Saco Montilla; Fernando Enrique Salas Herrera
  • Engenharia: Mario Cruz Febrero
  • Estudo Geológio: Vorsevi S.A.

  • Construção: Ilustre Ayuntamiento de Porcuna (Andalucía, España)
  • Orçamento Executivo: € 316,812.27
  • Cidade: Porcuna
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Callejas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num terreno muito pequeno (163,5 m²) e limitado por três empenas converge um amplo espectro de riqueza patrimonial. Por um lado no plano horizontal os restos arqueológicos subjacentes de uma estrutura pretérita de poços ibéricos que se superpõe a um sistema de aquedutos romanos.

Por outro lado, no plano vertical havia os elementos emergentes de uma torre medieval do sistema fortificado da cidade, assim como restos da muralha romana. Por último, a estrutura de muros de carga de um edifício que sofreu os estragos do terremoto de Lisboa de 1755 ainda permanecia em pé.

© Javier Callejas

Sob estas premissas buscamos reabilitar um espaço que pegava cada um desses elementos históricos e fossem costurados numa arquitetura limpa, sóbria e simples, uma arquitetura que conterá o patrimônio. O projeto construído será um percurso entre os vestígios que o passado deixou, para gerar um espaço com novos usos: no pavimento superior o uso de Arquivo e na inferior uma sala expositiva.

Corte

A nova arquitetura gerada permitirá reconhecer cada um dos elementos patrimoniais de forma independente mostrando diferentes janelas ao passado, algumas evidenciam as construções ibéricas e romanas frente a outras nos muros que deixam entrever a muralha romana junto aos restos da torre medieval.

© Javier Callejas

A reconstrução patrimonial foi feita mediante sistemas tradicionais locais enquanto a nova obra foi elaborada através de novos sistemas estruturais. A inclinação da fachada (mais de seis graus) foi estabilizada mediante uma estrutura pendular que permite a fixação no topo do muro.

© Javier Callejas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:23790 Porcuna, Jaén, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação do matadouro real do Século XVI de Porcuna / Pablo Manuel Millán Millán" [Rehabilitation Ancient Royal Butcher XVI Century in Porcuna / Pablo Manuel Millán Millán] 13 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773522/reabilitacao-dos-antigos-acougues-reais-do-seculo-xvi-de-porcuna-pablo-manuel-millan-millan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.