Residência Elderly / Atelier Zündel Cristea

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 2 de 31Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 3 de 31Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 4 de 31Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 5 de 31Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Mais Imagens+ 26

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 4 de 31
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de AZC para Notre-Dame de Bon Secours teve de gerir duas grandes questões. Em primeiro lugar, ele envolveu a reconstrução dentro do tecido da cidade remodelando um local ocupado, a fim de dar-lhe maior clareza e adaptá-lo às exigências urbanas de hoje. Em segundo lugar, considerar a integração das populações vulneráveis ​​na cidade e como, arquitetonicamente, isso deve ser abordado. Os dois estão intimamente ligados, uma integração bem sucedida dos moradores e da cidade moderna que depende inteiramente da abordagem cuidadosa da arquitetura e do urbanismo. É importante que os idosos, doentes ou as pessoas com deficiência não sejam vistos como "problemas" para serem gerenciados, mas como aspectos da vida que a arquitetura deve tratar com dignidade. O projeto presta atenção à maneira como ele se encaixa no local, no layout interno e nas proporções, até a escolha de acabamentos. O ambiente fornecido não é supérfluo e melhora a vida de seus habitantes, fornecendo espaços adequadamente modernos, sem enfatizar a função do edifício.

De um hospital suburbano para um centro comunitário de saúde

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 2 de 31
© Sergio Grazia

O conjunto de edifícios que compõem a Notre-Dame de Bon Secours está localizado na Rue des Plantes, no 14º setor de Paris sul. Limitado ao sul e ao leste, respectivamente, pela Rue Giordano e Rue des Plantes, em um terreno de quase três hectares.

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 16 de 31
Planta Baixa

A herança deste local é uma longa história de construção que começou em 1875. As primeiras alas do hospital e a capela logo foram acompanhadas por novos edifícios no mesmo estilo arquitetônico, seguindo um plano ortogonal ao longo de dois eixos com edificações alternadas e zonas ajardinadas . Em 1985, demolições e novas construções acabaram com a coerência arquitetônica e perturbam a leitura e uso do local. A recente transferência da maternidade para outro hospital (São José) proporcionou a oportunidade para a reorganização do local em um centro comunitário de saúde e para recriar um conjunto arquitetônico harmonioso e funcional.

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 3 de 31
© Sergio Grazia

A transformação do local reflete a evolução dos cuidados da saúde; do edifício linear do final do século XIX para as grandes edificações dos centros médicos modernos.

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 9 de 31
© Sergio Grazia

Um projeto em duas fases

Após a demolição de um dos edifícios mais problemáticos do local, incluindo a ala da maternidade, uma grande operação foi planejada em duas fases, de modo a criar a habitação e construção em um local ocupado. A primeira fase, agora completa, compreende a construção de um novo prédio para abrigar uma casa de cuidados para idosos com 98 lugares e uma creche com 64 vagas. Ele é construído sobre o antigo local da ala da maternidade que foi demolido, na parte sudoeste da trama. O projeto também envolveu a renovação do edifício enfrente à escola de enfermagem, conhecido como o "chateau", para abrigar o centro de saúde infantil. O programa global abrange uma área total de 14.000 metros quadrados.

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 5 de 31
© Sergio Grazia

A fase dois, com conclusão prevista para 2017, compreende à construção de uma casa de repouso para pacientes com deficiência na parte norte do local.

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 12 de 31
© Sergio Grazia

Implantação do projeto

O projeto envolveu o redesenho de todo o local e começou considerando sua organização. Em primeiro lugar, as vias de acesso e vias públicas em todo o espaço foram revistas. A entrada principal pela Rue des Plantes foi mantida, mas foi adicionada uma entrada secundária pela Rue Giordano Bruno. Esses dois pontos de acesso - de pedestres e de circulação veicular - foram reorganizados e separados por categoria, deixando-os mais seguros.

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 10 de 31
© Sergio Grazia

Os dois principais eixos do projeto foram reforçados por uma paisagem cuidadosa. O principal eixo leste-oeste que conecta a entrada principal ao 'grande jardim' foi redefinido pela inserção do novo edifício, situado a sua volta, e pela pavimentação contínua que afirma o conjunto. O 'grande jardim' agora dispõe de um parque, loteamentos e um jardim para a creche. Os novos eixos são acessíveis para as pessoas com mobilidade reduzida. Esta remodelação do local fornece aos usuários a oportunidade de se sentar ao sol, obter uma lufada de ar fresco e apreciar a vegetação. O ambiente promove a utilização destes espaços pelos moradores. Eles foram cuidadosamente orientados com vistas amplas e muita luz.

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 23 de 31
Esquema

Casa de cuidados para idosos e creche

AZC projetaram um prédio de seis pavimentos que está ao lado do 'chateau'. Seus pavimentos longos são organizados em torno de dois pátios internos, sua arquitetura doméstica deliberadamente o distancia de uma imagem funcional de um hospital. O térreo é reservado para áreas de entrada, espaços públicos e creche. As unidades residenciais são encontradas no primeiro, segundo, quarto e quinto pavimentos. Eles estão distribuídos em torno do perímetro do edifício. A circulação dos residentes é organizada em torno dos pátios, no coração dos edifícios, com iluminação natural suave para o conforto e sensação de segurança. Considerando as áreas comuns, neste tipo de construção são freqüentemente encontradas no térreo, porém o AZC as posiciona no meio do edifício, no terceiro pavimento. Na verdade, este pavimento é um intervalo horizontal na forma do projeto. Acima dele, os pavimentos quatro e cinco têm um espaço menor do que os três andares mais baixos, permitindo a criação de amplos terraços. Ele também cria uma pausa nas funções do edifício, com o piso reservado para atividades em grupo, que são realizadas em espaços grandes, com vidros que dão para os jardins internos. Terraços cobertos, como grandes galerias intermediárias também são encontrados nos dois primeiros pavimentos. O térreo é livre para o máximo de transparência ao jardim da creche. Isto permite que a luz penetre nos terraços e pátios, abrindo amplas vistas sobre a cidade e as áreas ajardinadas.

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 13 de 31
© Sergio Grazia

O alojamento residencial é dividido em unidades de 12 a 14 camas. Esta escala permite não só uma organização eficiente, mas também melhora as condições de trabalho para os prestadores de cuidados e para a vida diária dos moradores. Cada unidade dispõe de uma cozinha aberta, sala de jantar e uma sala de estar dando para um terraço coberto.

Residência Elderly  / Atelier Zündel Cristea - Imagem 11 de 31
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Notre-Dame De Bon Secours, 68 Rue des Plantes, 75674 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Elderly / Atelier Zündel Cristea" [Elderly Residential Home / Atelier Zündel Cristea] 20 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773446/residencia-elderly-atelier-zundel-cristea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.