O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Colômbia
  5. Juan David Botero
  6. 2011
  7. Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero

Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero

  • 19:00 - 10 Setembro, 2015
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero
Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero, © Isaac Ramírez Marín
© Isaac Ramírez Marín

© Isaac Ramírez Marín © Isaac Ramírez Marín © Isaac Ramírez Marín © Isaac Ramírez Marín + 44

© Isaac Ramírez Marín
© Isaac Ramírez Marín

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em comemoração dos 200 anos da independência da Colômbia, a prefeitura de Medellín decidiu desenvolver um projeto urbanístico e arquitetônico que cria um impacto social, ambiental e espacial em um setor que, ao longo dos anos, foi se deteriorando pela invasão de edifícios não planejados e uso indevido de recursos naturais.

Planta Nivel -5
Planta Nivel -5

Planta Nivel 0 Cortes por Fachada Fachada 4 Secciones 3 + 44

O projeto faz parte do plano diretor de PUI-Central, localizado no entorno do bairro Boston, no distrito 10 de Medellín, entre as quadras 39 e 36 e ruas 54 (Caracas) e 51 (Praia). O seu critério de localização responde à necessidade de recuperar um elemento histórico e natural como a Quebrada Santa Elena, uma fonte de água importante para a memória coletiva das pessoas, onde está o primeiro assentamento que deu origem à cidade e que pretende ser o eixo estruturador do projeto de recuperação de seu valor histórico.

© Isaac Ramírez Marín
© Isaac Ramírez Marín

O projeto propõe uma nova área de intervenção no espaço público de 21.620 metros quadrados, através do qual a recuperação do espaço físico e ambiental da Quebrada Santa Elena foi planejada com uma plantação considerável de flora nativa e um projeto paisagístico, consolidando o setor como um novo playground com instalações recreativas, acompanhadas de um teatro aberto e uma instalação digital interativa de água.

© Isaac Ramírez Marín
© Isaac Ramírez Marín

O projeto também possui um equipamento cultural de 3.800 metros quadrados, um museu chamado Casa da Memória, que pretende estabelecer-se como um lugar de memória das vítimas de violência, promovendo os seus espaços que permitem a reconstrução e divulgação das inserções da memória histórica com exposições do museu, com o objetivo de transformar atos violentos na aprendizagem social. É uma desculpa para encontrar nesta cidade um espaço onde os cidadãos possam se reunir para rever a nossa história e serem capazes de fazer a transição da escuridão da morte que varreu as ruas durante décadas à luz de esperança para conseguir viver frente uma cidade que é construída com novos espaços.

Secciones 1
Secciones 1

A partir dessa premissa, o edifício se desdobra como um túnel que visa a criação de sensações em sua rota de transição da escuridão à luz, apoiado por painéis que contam histórias de forma interativa. É uma viagem pela história deste conflito que já dura mais de 40 anos.

© Isaac Ramírez Marín
© Isaac Ramírez Marín

Seu programa foi desenvolvido em três níveis; o intermediário (N 0.0) que possui o acesso, depósito e dois grandes pavilhões de exposição; um nível mais elevado (4,00 N), onde está o Centro de Documentação, Arquivo e Espaço para Consulta; e um nível mais estreito (N-5,00 e -6,50), onde estão as oficinas educativas, auditório para 270 pessoas, escritórios administrativos, Galeria Infantil, Galeria de Saída, restaurante, loja e áreas técnicas.

© Isaac Ramírez Marín
© Isaac Ramírez Marín

A estrutura será mista, com varandas e lajes de concreto que receberão o programa, cercada por um esqueleto de metal que conforma as paredes do envelope e da cobertura do edifício. É uma grande pele dobrada que dá uma imagem unificada do edifício. O edifício conta com ações passivas, como uma câmara de ar para o controle térmico, ventilação natural adequada para remover o ar quente na câmara e espaços subterrâneos, e paredes em um ângulo para evitar a incidência solar direta.

© Isaac Ramírez Marín
© Isaac Ramírez Marín

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero" [Museo Casa de la Memoria / Juan David Botero] 10 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773399/museu-casa-de-la-memoria-juan-david-botero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.