Isaac Ramírez Marín

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casas colombianas: sombra, ventilação e natureza

Os limites entre o exterior e o interior das casas localizadas em climas frios são geralmente sólidos e definitivos, permitindo que os espaços residenciais possam ser encerrados quando as intempéries impedirem o conforto ambiental. Este não é o caso das casas localizadas em países como a Colômbia, por exemplo, onde as temperaturas em geral transitam acima da média adequada ao conforto térmico. 

Como foi projetada a fachada ventilada do 'Museu Casa de la Memoria' em Medellín

O Museu Casa de la Memoria está localizado no distrito de Boston em Medellín e foi desenvolvido em comemoração aos 200 anos de independência da Colômbia. Liderado por Juan David Botero, como coordenador da equipe de design, o projeto foi concebido desde o início como um edifício reconhecível para a comunidade e visitantes, assumindo sua forma plástica de habitações de duas águas tradicionais. "É um museu para vítimas de violência e, como tal, tivemos que torná-lo um espaço para tudo; uma casa, a casa onde a memória ganha vida", diz Botero.

O equipamento cultural de 3.800 m² inclui salas de exposições, oficinas, arquivos, escritórios e um auditório. Sua envoltória funciona como uma pele dobrada, incorporando uma câmara de ar que absorve o ar frio, o injeta pela fachada e o expele como ar quente na parte superior. Este efeito chaminé permite controlar os 30ºC de temperatura, típica da região no verão, garantindo uma temperatura interna estável e confortável. Vamos revisar em detalhes essa solução térmica e acústica.

via Centrodemedellin.co© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín© Jonathan Hernández / ESPACIO+ 10

Casa Jardim / CONNATURAL

© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín+ 28

Medellin, Colômbia
  • Arquitetos: CONNATURAL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Andrés Ospina, Helvex, Meso

Escola Rural Alto del Mercado / Ana Elvira Vélez + Juan B. Echeverri

© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín+ 24

Marinilla, Colômbia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  870
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adoquinar, Argos, MANOPLAS, Muma

Guia de arquitetura de Medellín: 20 lugares que todo arquiteto deve visitar

Em 2013, Medellín, na Colômbia, foi considerada a cidade mais inovadora do mundo no concurso City of the Year, organizado pelo The Wall Street Journal, competindo com cidades do nível de Nova Iorque e Tel Aviv.

Embora possa parecer improvável, este prêmio não é tão estranho: nos últimos anos, a cidade se converteu em um dos epicentros tecnológicos e intelectuais de maior influência da Colômbia, sem mencionar o importante desenvolvimento urbano que a cidade vem vivendo desde 2010. 

As infraestruturas integradas à mobilidade, juntamente com intervenções de alto impacto social, converteram Medellín no centro de debate sobre o crescimento e desenvolvimento das cidades latino-americanas. 

Em 20 projetos e lugares, contamos um pouco da história de uma cidade que apostou na consolidação urbana através de espaços públicos de qualidade e projetos que fomentaram a gestão cidadã apoiando o desenvolvimento de zonas marginais em um processo de reconstrução social em que a arquitetura desempenhou um papel importante como ferramenta de formulação espacial. 

Imagem © Manuela BonillaImagem  © Alejandro ArangoImagem  © Juan Manuel Peláez FreidelImagem  © Sergio Gómez + 21

Medellín recebe prêmio internacional por sua transformação urbana

No dia 16 de março, em Singapura, foi concedido à cidade de Medellín (Colômbia) o Lee Kuan Yew World City Prize, prêmio internacional mais importante de urbanismo e desenvolvimento do mundo, cujas edições anteriores premiaram cidades como Bilbao (Espanha, 2010), Nova Iorque (Estados Unidos, 2012) e Suzhou (China, 2014), ano em que Medellín recebeu uma menção especial.

Neste ano, Medellín competiu com outras 38 cidades, das quais receberam menção honrosa Auckland (Nova Zelândia), Toronto (Canadá), Viena (Áustria) e Sidney (Austrália).

O Lee Kuan Yew World City Prize bienal internacional recebe seu nome do primeiro ministro de Singapura que nos anos 1960 contribuiu notavelmente para transformação da cidade, que passou rapidamente de uma colônia subdesenvolvida a uma cidade de nível mundial.

UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín. Imagem © Alejandro ArangoBiblioteca Parque Espanha / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Sergio GómezCAI Periférico Medellín / EDU. Imagem Cortesia de EDUMuseu Casa da Memória / Juan David Botero. Imagem © Isaac Ramírez Marín+ 5

Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero

© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín© Isaac Ramírez Marín+ 44

  • Arquitetos: Juan David Botero
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Sto