Carnal Hall em Le Rosey / Bernard Tschumi Architects

Carnal Hall em Le Rosey / Bernard Tschumi Architects - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ASCENDER Seating, Aprotec, Blumer Lehmann, VetroTech Saint-Gobain
  • Equipe De Projeto: Bernard Tschumi, Kate Scott, Joel Rutten, Christopher Lee, Jocelyn Froimovich, Bart-Jan Polman, Jerome Haferd, Paul-Arthur Heller, Clinton Peterson, Emmanuel Desmazières, Nianlai Zhong, Olga Jitariouk, Colin Spoelman, Kim Starr, Grégoire Giot, Dustin Brugmann, Taylor Burgess, Sheena Garcia, Sung Yu, Pierre-Yves Kuhn, Alison McIlvride, Jessica Myers
  • Arquiteto Local: Fehlmann Architectes (Serge Fehlmann, Nicolas Engel, Christophe Faini, Julio Rodriguez, Julien Camandona, Jean-Jacques le Mao, Victor Goncalves)
  • Engenharia (Projeto Esquemático, Desenvolvimento Do Projeto): ARUP (Ray Quinn)
  • Mecânica E Hidráulica: David Farnsworth, Michelle Roelofs
  • Acústica: D’Silence Acoustique SA / Facades - Biff SA
  • Audiovisual, Iluminação, Teatro, Fachadas/ Envoltória Consultores Suíços (Execução): Mechanical, Plumbing Engineers – Sorane SA
  • Engenharia Estrutural: Alberti Ingénieurs SA
  • Eléctrica, Segurança, Incêndio: Scherler SA
  • Concepção E Engenharia Madeira, Sala De Concertos: Schwab System SA
  • Engenheiros Topógrafos: Bureau d’études D. Belotti
  • Engenheiro Geotécnico: Karakas et Français SA
  • Fundações: Impact-Concept SA
  • Cidade: Rolle
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício inspira o campus com uma imagem arquitetônica contemporânea, mantendo as qualidades que fizeram da escola uma instituição reverenciada. Como permanecer suficientemente abstrato para evitar entrar numa batalha formal com o entorno existente? Uma outra questão diz respeito aos requisitos do programa - sala de concertos, conservatório musical, estúdios de arte, centro de aprendizagem, teatro caixa-preta, biblioteca, escritórios, salas de hóspedes, e assim por diante. Eles deveriam ser espalhados no terreno ou encontrar um denominador comum entre eles?

© Iwan Baan

Sentimos que os vários aspectos do programa deveriam se interseccionar num único lugar, e propusemos um edifício baixo, com uma cúpula - uma envoltória metálica que parece emergir da paisagem, brilhando durante o dia e refletindo a luz ambiente do campus pela noite.

© Iwan Baan

Do ar, a cúpula aparece como um objecto distintivo, mas ao nível do solo sua curvatura se encaixa na paisagem. Em planta, sua forma lembra uma rosa ou uma roseta - a alusão apropriada para Le Rosey.

© Iwan Baan

O objetivo da distribuição das atividades é a clareza e legibilidade. Na chegada, o visitante encontra a sala de concertos principal, as salas de conferência, e o teatro caixa-preta. À esquerda estão os espaços educacionais no piso térreo. Para a direita, o acesso ao centro da aprendizagem e ao restaurante, que também tem uma entrada independente localizada próxima ao seu terraço. Uma série de aberturas laterais articula a periferia. Um pátio para a entrada principal e a sala de concertos está localizada ao longo da fachada oeste.

Planta Baixa - Térreo

Estudos de planta e corte evidenciaram o papel desempenhado pelos sólidos e vazios, os objetos no espaço, ou os espaços dentro dos objetos.

© Iwan Baan

Localizado no centro de um vazio semi-esférico, um objeto sólido complexo contém quatro espaços vazios retangulares: a sala de concertos, o teatro caixa-preta, a sala de ensaios de música e a biblioteca. O vazio entre a cúpula e esse objeto central é um espaço dinâmico de movimento e trocas fluidas. Em contraste, os quatro vazios no interior do objeto central são intencionalmente estáticos.

© Iwan Baan

O conceito arquitetônico do edifício articula-se em três partes: primeiro, a cúpula com a sua estrutura exterior de aço e aço inoxidável; segundo, a base com dois níveis de concreto cuidadosamente detalhados acomodando estúdios de arte, salas de prática, centro de aprendizagem, bastidores, e todos os escritórios; e terceiro, o núcleo de madeira contendo a sala de concertos, o teatro caixa-preta, sala de ensaios de música e a biblioteca.

Corte AA
© Iwan Baan
Corte DD

Materiais desempenham um papel na conceituação do projeto: a parte mais importante do programa, a sala de concertos, encaixa-se sob a cúpula e é revestida interna e externamente com painéis de aglomerado de madeira prensada (OSB), para contrastar com a envoltória externa metálica. Essa estratégia de envelope duplo também ajuda a isolar a sala de concerto acusticamente, de modo a atenuar o ruído das linhas ferroviárias próximas.

© Iwan Baan

Cada material é expresso e detalhado especificamente para reforçar o conceito da caixa de madeira sob uma cúpula de aço. O vidro está presente apenas como separação vertical entre exterior e interior ou público e privado e (em formas alternativamente transparentes ou reflexivas) como um painel.

© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Le Rosey, 1180 Rolle, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Carnal Hall em Le Rosey / Bernard Tschumi Architects" [Carnal Hall at Le Rosey / Bernard Tschumi Architects] 11 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773394/carnal-hall-em-le-rosey-bernard-tschumi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.