Linha M2 Varsóvia / AMC - Andrzej M. Chołdzyński y Metroprojekt

© Bartosz Makowski

Linha M2 Varsóvia /  AMC - Andrzej M. Chołdzyński y Metroprojekt - Mais Imagens+ 29

© Bartosz Makowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Linha 2 do Metrô é o investimento mais importante da capital polonesa nos últimos anos. Irá conectar Brodno com Bemowo, e a Estação do Estádio Nacional está imediatamente adaptada para ligar-se à linha projetada para Gocław (M3). A seção central, inaugurada em 2015, com o túnel a uma profundidade de 8 m abaixo do leito do rio Vístula conecta as duas margens de Varsóvia, melhorando significativamente a comunicação ao redor da cidade.

© Bartosz Makowski

O projeto conceitual é de um consórcio entre B.P. Metroprojekt e AMC - Andrzej M. Chołdzyński. O responsável pela aparência das plataformas é o autor de mosaicos distintos dispostos em cada estação, chamado Wojciech Fangor, artista plástico mundialmente famoso. As estações ativas (Rondo Daszyńskiego, Rondo ONZ, Świętokrzyska, Nowy Swiat-UNIWERSYTET, Centrum Nauki Kopernik, Stadion Narodowy, e Dworzec Wilenski) estão localizadas no centro da cidade, próximas dos principais pontos turísticos e culturais de Varsóvia.

© Bartosz Makowski
Planta Baixa

O ESTUDIO LAMELA assina o projeto executivo de duas estações: Nowy Swiat-Uniwersytet e estação de baldeação Świętokrzyska (com o conector). A Estação Świętokrzyska tem dimensões de 135 x 27 m, quatro níveis e uma área total de 15.942 m². Sua cor dominante é o amarelo, que está nos balanços da cobertura de entrada, nos forros das plataformas e nos painéis do artista, ao lado dos trilhos. As paredes do mezanino são revestidas com basalto preto e painéis luminosos. Há, também ,uma galeria multimídia, usada para fins artísticos.

© Bartosz Makowski

A estação Nowy Świat-Uniwersytet tem dimensões de 140 x 25 m, três níveis e uma área total de 16.823 m². Conta com um tema de cor roxa, utilizada nos mesmos elementos que na Estação Świętokrzyska. É importante evidenciar a total adaptação de ambas as estações para as necessidades dos portadores de deficiência física, cegos ou pessoas de baixa visão. Os diferentes níveis são ligados por elevadores e todos os elementos das rotas horizontais e verticais contam com marcações táteis.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Varsóvia, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Linha M2 Varsóvia / AMC - Andrzej M. Chołdzyński y Metroprojekt" [Warsaw M2 Line / AMC - Andrzej M. Chołdzyński and Metroprojekt] 09 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773057/linha-m2-varsovia-estudio-lamela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.