O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Escola da Cidade promove exposição de fotografias sobre Cuba

Escola da Cidade promove exposição de fotografias sobre Cuba

  • 10:00 - 24 Agosto, 2015
Escola da Cidade promove exposição de fotografias sobre Cuba
Escola da Cidade promove exposição de fotografias sobre Cuba

A Escola da Cidade promove, entre os dias 1 e 15 de setembro, a exposição “Cuba - Ruínas e Mitos”, do jornalista e fotógrafo brasileiro Dubes Sônego. Composta por 16 imagens, a mostra é resultado de uma viagem pela ilha, em janeiro deste ano, semanas após o anúncio de reaproximação diplomática do país com os Estados Unidos.

“O que encontrei foi uma Cuba muito diferente da que imaginava pela leitura de reportagens, livros e relatos de amigos que passaram pelo país. Para o bem e para o mal. Achei que seria interessante compartilhar essas impressões”, afirma o jornalista.

Em Cuba, Sônego viajou a ilha quase de um extremo a outro. Passou pelas cidades de Havana, Trinidad, Camaguey e Santiago. Fotografou edifícios, lojas, pequenos prestadores de serviço, estudantes e gente nas ruas. Conta que viu edifícios em ruínas, vitrines vazias e gente reclamando do poder de compra dos salários. Mas, também, presenciou lojas repletas de eletrodomésticos novos, TVs de LED, grifes famosas e um shopping frequentado por cubanos. Escutou estórias de dificuldade financeira e de pessoas com parentes presos, como também de conquistas profissionais, de moderada riqueza pessoal e de orgulho nacional. Em geral, afirma, voltou com a impressão de que as narrativas criadas pelos dois lados da arena ideológica no Brasil escondem um país bem mais complexo e interessante, onde a precariedade das edificações e a pobreza material sobressaem à altivez de um povo acostumado a suportar, com brio, décadas de privação.

“A exposição reflete a primeira impressão de um viajante sobre as pessoas e a vida em Cuba. É uma visão pessoal e, certamente, limitada. Mas, espero que ajude na reflexão sobre o país, até porque o número de brasileiros que conhece Cuba é relativamente pequeno. Ainda assim, Cuba é muito citado como referência no debate político brasileiro”, afirma Sônego.

Jornalista com mais de 15 anos de experiência, principalmente na cobertura de economia e negócios, Dubes Sônego fotografa desde a faculdade de jornalismo, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de onde saiu em 1999. Nos últimos oito anos, já radicado em São Paulo, passou a se dedicar mais intensamente à atividade, em paralelo à carreira como repórter de texto. Como fotógrafo, teve trabalhos publicados em veículos como o jornal Brasil Econômico, as revistas Marie Claire, IstoÉ e Época Negócios e o portal de internet iG, entre outros.

Cuba - Ruínas e Mitos

  • Data: 01 a 15 de setembro de 2015
  • Horário: segunda a sexta, das 9h às 20h sábados, das 9h às 18h
  • Local: Escola da Cidade
  • Endereço: Rua General Jardim, 65, São Paulo-SP
  • Informações: www.escoladacidade.edu.br
  • Mostra gratuita

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove exposição de fotografias sobre Cuba" 24 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772325/escola-da-cidade-promove-exposicao-de-fotografias-sobre-cuba> ISSN 0719-8906