Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos

Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Teodoro Fernández Arquitectos; Teodoro Fernández Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5947
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, CHC, Fanaloza, MK
  • Cálculo Estrutural: Cristián del Porte Vicuña, CDV
  • Isolantes Sísmicos: Sirve
  • Construção: Serinco, Eduardo Effa Depassier
  • Inspeção Técnica: Dirección de Arquitectura, MOP región Metropolitana
  • Eletricidade: Proingel SA
  • Iluminação: Pascal Chautard, LLD
  • Climatização: SIT
  • Arquitetos Responsáveis: Teodoro Fernández Larrañaga, Sebastián Hernández Silva, Pablo Alfaro Vial, Danilo Lagos Serrano
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto substitui antigas edificações na Zona Típica “Setor Clube Hípico e Parque O’Higgins”, respeitando parâmetros propostos pela legislação vigente,  conservando os aspectos volumétricos e morfológicos do existente para recuperar a condição de boulevard da Av. Beauchef como vínculo com o Parque O’Higgins.

© Nico Saieh

O projeto para a nova sede central ONEMI é um edifício público contemporâneo e flexível em um volume que reconstrói a antiga fábrica existente, mantém o predomínio do cheio sobre o vazio em um volume permeável que permite levar ao parque. Mantém também a noção de espaço público moderno, desde o espaço público externo ao interior da quadra através do pórtico de acesso do primeiro pavimento entre as estruturas que apoiam o edifício sobre os isolantes sísmicos.

Planta Segundo Piso

Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Buscamos a formalização do edifício através da expressão da estrutura portante que foi dimensionada, composta e desenhada de modo que assuma valores plásticos, simbólicos e de identidade do edifício.

As bases do concurso exigiam dotar parte do edifício com isolantes sísmicos, e no projeto estes elementos foram postos em destaque gerando um pórtico aberto aos usuários. Os isolantes sísmicos são elementos técnicos que se transformam em um elemento compositivo e simbólico. O pórtico do térreo foi projetado como elemento significativo e é a idea-força do projeto, organizando-o funcional, espacial e simbolicamente. Ao inverter a localização habitual dos isolantes, que ao invés de estarem subterrâneos, aparece no térreo ganhando este espaço para uso do conjunto.

© Nico Saieh

O pórtico se configura a partir de apoios quádruplos em forma de árvore que surge a partir de cada isolante para receber as cargas do edifício. Este elemento reduz o número de isolantes e economiza seu uso.

Geometría Pilar

A estrutura a partir de apoios em cruz sobre os isolantes dispostos em uma trama de 12.60 x 8.10 definem uma organização de três naves paralelas de 6,30 m de lagura com pilares de 4.05 m cada. O edifício de funcionários possui uma planta de 36 x 19 m e o de emergência 32 x19 m, ambos em duas plantas servidas por um núcleo de circulação vertical com escadas e elevadores que garantem o funcionamento independente do edifício.

© Nico Saieh

A organização interna foi desenhada em módulos de 6.30 x 4.05 metros coincidentes com a modulação de fachada, que possibilitam uma distribuição correta do interior. Os módulos estruturais permitem subsolos adequados para estacionamentos.

A flexibilidade é dada por uma clara organização do edifício e a localização do núcleo de circulações verticais no conjunto com a organização de três espaços intermediários.

© Nico Saieh

A largura destes espaços, assim como a altura proposta do piso ao teto, permite que todos os postos de trabalho recebam luz natural e desfrutem de vistas ao exterior. Nos interiores, paredes de vidro para os escritórios privados em direção aos espaços de trabalho internos permite uma planta transparente, vistas e iluminação natural para espaços de trabalho em plantas livres.

Antena Detalles

Como elemento técnico importante para o correto funcionamento da Instituição está a exigência de contar com antena de 60 m de altura. Neste caso, assim como os isolantes sísmicos, projetamos uma estrutura de antena capaz de se transformar em um elemento simbólico do conjunto. Esta antena setá localizada no pátio interno e é visível de uma grande distância posicionando a ONEMI no entorno urbano.

© Rodrigo Opazo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santiago, Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos" [Edificio ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos] 19 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772119/edificio-onemi-teodoro-fernandez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.