O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Chile
  5. Teodoro Fernández Arquitectos
  6. 2015
  7. Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos

Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos

Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos
Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos, Onemi Gif. Imagem © Nico Saieh
Onemi Gif. Imagem © Nico Saieh

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 32

  • Arquitetos

  • Localização

    Santiago, Santiago, Chile
  • Arquitetos Responsáveis

    Teodoro Fernández Larrañaga, Sebastián Hernández Silva, Pablo Alfaro Vial, Danilo Lagos Serrano
  • Área

    5947.0 m²
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

  • Cálculo Estrutural

    Cristián del Porte Vicuña, CDV
  • Isolantes Sísmicos

    Sirve
  • Construção

    Serinco, Eduardo Effa Depassier
  • Inspeção Técnica

    Dirección de Arquitectura, MOP región Metropolitana
  • Eletricidade

    Proingel SA
  • Iluminação

    Pascal Chautard, LLD
  • Climatização

    SIT
  • Mais informações Menos informações
© Nico Saieh
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto substitui antigas edificações na Zona Típica “Setor Clube Hípico e Parque O’Higgins”, respeitando parâmetros propostos pela legislação vigente,  conservando os aspectos volumétricos e morfológicos do existente para recuperar a condição de boulevard da Av. Beauchef como vínculo com o Parque O’Higgins.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

O projeto para a nova sede central ONEMI é um edifício público contemporâneo e flexível em um volume que reconstrói a antiga fábrica existente, mantém o predomínio do cheio sobre o vazio em um volume permeável que permite levar ao parque. Mantém também a noção de espaço público moderno, desde o espaço público externo ao interior da quadra através do pórtico de acesso do primeiro pavimento entre as estruturas que apoiam o edifício sobre os isolantes sísmicos.

Planta Segundo Piso
Planta Segundo Piso

Fachada Oriente Planta General Antena Escantillón + 32

Buscamos a formalização do edifício através da expressão da estrutura portante que foi dimensionada, composta e desenhada de modo que assuma valores plásticos, simbólicos e de identidade do edifício.

As bases do concurso exigiam dotar parte do edifício com isolantes sísmicos, e no projeto estes elementos foram postos em destaque gerando um pórtico aberto aos usuários. Os isolantes sísmicos são elementos técnicos que se transformam em um elemento compositivo e simbólico. O pórtico do térreo foi projetado como elemento significativo e é a idea-força do projeto, organizando-o funcional, espacial e simbolicamente. Ao inverter a localização habitual dos isolantes, que ao invés de estarem subterrâneos, aparece no térreo ganhando este espaço para uso do conjunto.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

O pórtico se configura a partir de apoios quádruplos em forma de árvore que surge a partir de cada isolante para receber as cargas do edifício. Este elemento reduz o número de isolantes e economiza seu uso.

Geometría Pilar
Geometría Pilar

A estrutura a partir de apoios em cruz sobre os isolantes dispostos em uma trama de 12.60 x 8.10 definem uma organização de três naves paralelas de 6,30 m de lagura com pilares de 4.05 m cada. O edifício de funcionários possui uma planta de 36 x 19 m e o de emergência 32 x19 m, ambos em duas plantas servidas por um núcleo de circulação vertical com escadas e elevadores que garantem o funcionamento independente do edifício.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

A organização interna foi desenhada em módulos de 6.30 x 4.05 metros coincidentes com a modulação de fachada, que possibilitam uma distribuição correta do interior. Os módulos estruturais permitem subsolos adequados para estacionamentos.

A flexibilidade é dada por uma clara organização do edifício e a localização do núcleo de circulações verticais no conjunto com a organização de três espaços intermediários.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

A largura destes espaços, assim como a altura proposta do piso ao teto, permite que todos os postos de trabalho recebam luz natural e desfrutem de vistas ao exterior. Nos interiores, paredes de vidro para os escritórios privados em direção aos espaços de trabalho internos permite uma planta transparente, vistas e iluminação natural para espaços de trabalho em plantas livres.

Antena Detalles
Antena Detalles

Como elemento técnico importante para o correto funcionamento da Instituição está a exigência de contar com antena de 60 m de altura. Neste caso, assim como os isolantes sísmicos, projetamos uma estrutura de antena capaz de se transformar em um elemento simbólico do conjunto. Esta antena setá localizada no pátio interno e é visível de uma grande distância posicionando a ONEMI no entorno urbano.

© Rodrigo Opazo
© Rodrigo Opazo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Teodoro Fernández Arquitectos
Escritório
Cita: "Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos" [Edificio ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos] 19 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772119/edificio-onemi-teodoro-fernandez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.