O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Paisagem aos Bicos / Álvaro Domingues

Paisagem aos Bicos / Álvaro Domingues

Paisagem aos Bicos / Álvaro Domingues
Paisagem aos Bicos / Álvaro Domingues, Cortesia de Álvaro Domingues
Cortesia de Álvaro Domingues

Cosme e Damião, santos homens gémeos das arábias, praticavam medicina e pregavam a fé cristã sem por isso cobrarem qualquer dízimo. Um imperador romano mandou-os matar; outro ordenou que se lhes construísse um templo em Constantinopla nos idos de 530; um papa fez o mesmo em Roma e as coisas não ficaram por aqui[1].

Esta igreja de formas pontiagudas também lhes é consagrada. Que bem a conservem porque está o sistema nacional de saúde tão desconjuntado que vamos ter que voltar novamente às medicinas alternativas e à fé nos santos do oriente que curam sem levar dinheiro.

Bastante oriental é também aquele edifício azul de tendência chinoiserie, conhecido por pagode. É a sede de uma empresa que se estende por um latifúndio de naves industriais hoje quase vazias. Quem de entre os santos nos poderá salvar dos afundamentos?

Por vezes é preciso trepar a lugares mais altos para que tudo se veja com maior distanciamento e claridade. Para isso, quem não tiver cão, caça com máquina fotográfica e quem não tiver drone, sobe a pé, diz o povo na sua proverbial sabedoria. Assim se poderão vislumbrar das encostas de S. Cosme do Vale todos estes prodígios exóticos por entre eucaliptais, campos, hortas, fábricas, paredes e telhados aos bicos de telha marselha, azuis e em granito forrado de azulejo e cartelas de santos.


[1]ALMEIDA O.P., Fr. António-José (2013), “Os Santos Médicos Cosme e Damião nos Flos Sanctorumquinhentistas”, CEM, nº5, Cultura, Espaço & Memória:Revista do CITCEM, Faculdade de Letras da UP, Porto, p.133-154.

Publicado no JUP - Jornal Universitário do Porto

Cita: Álvaro Domingues. "Paisagem aos Bicos / Álvaro Domingues" 31 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772023/paisagem-aos-bicos-alvaro-domingues> ISSN 0719-8906