Escritório Sede STGM / STGM Architectes

Escritório Sede STGM / STGM Architectes - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: STGM Architectes; STGM Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Centura
  • Projeto Interno: STGM + IDEA
  • Projeto Gráfico: Publigriffe
  • Elétrica / Mecânica: Ambioner
  • Estrutural: Alco
  • Engenharia Civil: Roche
  • Construção: Construction E Huot
  • Paisagismo: Les Urbainculteurs
  • Iluminação: Fort-trem / phillips
  • Custo: $ 2,7 milhões
  • Certificação: LEED-NC Platina, em processo de aprovação
  • Cidade: Quebec
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Stéphane Groleau

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede do STGM localiza-se no bairro de Beauport, em Quebec, vizinho ao eco-bairro Estimauville. É uma estrutura de 1.000 metros quadrados e dois andares com foco na inovação arquitetônica e sustentabilidade. O edifício consegue oferecer um nível excepcional de conforto aos seus ocupantes através da integração consciente da configuração forma longitudinal, orientação solar, estrutura leve de madeira, materiais meticulosamente selecionados e sistemas eficientes, produzindo uma pegada ecológica reduzida.

O revestimento em concreto de alto desempenho, combinado com a madeira de cedro local cria a impressão de ser simultaneamente simples e dinâmico, com atenção à relação entre cheios e vazios que emprestam ao edifício um ar de elegância que transcende tempo e moda. Desde os primeiros esboços, os arquitetos buscaram atingir um nível elevado de sustentabilidade, princípio já no cerne das prioridades da empresa, usando a criatividade para implementar as estratégias necessárias para atingir o nível LEED NC Platina. Com esse objetivo em mente, conforto, simplicidade e coerência foram selecionados como princípios base.

© Stéphane Groleau

Desempenho ambiental

Os novos escritórios da STGM compreendem duas grandes áreas de trabalho abertas, escritórios fechados, salas de conferências e salas de reuniões e espaços de descanso internos e externos. A forma longitudinal, desenvolvida no sentido norte-sul, é sóbria e contemporânea. O edifício integra inovação e uma série de funcionalidades ecológicas, tendo em vista atingir o mais alto nível de certificação de construção sustentável.

© Stéphane Groleau

Diversos elementos foram incluídos para reduzir o consumo de água potável. Através da gestão eficiente da água, a edificação diminui as exigências energéticas de estações de tratamento de águas residuais. As estratégias empregadas visam reduzir o consumo de água potável através do uso de tais acessórios de economia de água, como torneiras e chuveiros de baixo fluxo, e água pluvial para limpeza dos banheiros.

Uma redução ambiciosa no consumo de energia em mais de 60%, comparado a um edifício de referência, foi buscada através de um projeto inovador aerotérmico e recuperação do calor interno do edifício para conter a demanda nas redes de distribuição. Uma parede solar foi erguida na fachada sudoeste do edifício para pré-aquecer o ar fresco. Várias estratégias de controle também mitigaram as necessidade na fonte, adaptando iluminação, aquecimento e resfriamento para as necessidades reais de ocupação.

Planta Baixa - Térreo

Os projetistas também focaram na utilização e gestão de materiais e recursos. A assinatura ecológica da construção, por exemplo, são as madeiras de demolição aparentes. O mobiliário de escritórios da empresa antiga foi recuperado e integrado ao novo projeto, não foram utilizados compostos orgânicos voláteis (VOCs) e os produtos regionais (fornecimento local) foram priorizados durante todo o processo.

© Stéphane Groleau

Desafios e Soluções

Desde o início, as características do lote em si ditaram uma abordagem minimalista ao conceito estrutural. A capacidade limitada do solo necessitava de peso estrutural mínimo, e assim o sistema Wood Frame leve, com uma pegada ecológica menor, provou ser a melhor solução. Com uma pequena porcentagem de chapas de compensado e uma grande parte da madeiras serradas, a estrutura consiste em pequenas treliças pré-fabricadas e vigas que permitem uma estrutura mais leve, permitindo simultaneamente grandes vãos (14 metros) entre os pilares para criar uma área de trabalho aberta. As treliças da cobertura de madeira foram integradas como elementos de projeto, aparentes no primeiro pavimento, dando ao edifício o seu aspecto distinto.

Fachada Noroeste

Impactos positivos para os usuários

A localização do edifício tem seus benefícios para os usuários. O setor denso está localizado no limite do núcleo central, próximo de uma estrada movimentada, com transporte público e uma variedade de serviços. Dois parques de estacionamento estão reservados para carros compartilhados e uma estação de carregamento para carros elétricos está à disposição dos funcionários. O terraço virado a sul serve como uma área de descanso muito apreciada, com paisagismo de plantas resistentes e espécies comestíveis, como framboesa, lírios e serviceberry, que não necessitam de irrigação e permitem que os ocupantes e clientes utilizem as áreas ao ar livre de seu ambiente.

© Stéphane Groleau

O edifício oferece um ambiente de trabalho estimulante, com iluminação natural e vistas para o exterior. A maioria das áreas conta com iluminação natural devido às janelas abundantes nas quatro fachadas do edifício, situadas para otimizar as diversas oportunidades de iluminação durante o dia. Cinco poços de luz permitem a entrada de mais iluminação, que varia ao longo do dia. Luminárias LED, equipadas com detectores de luz nas duas áreas de trabalho completam as necessidades de iluminação interna.

Planta Baixa - 2° Pavimento

Os principais objetivos, de acordo com as premissas de conforto e simplicidade, foram fornecer ar fresco e controle do ambiente imediato. Uma série de aberturas foram estrategicamente posicionadas ao redor da fachada. Além disso, os sistemas mecânicos são concebidos de forma eficiente para resfriar e aquecer as diferentes zonas do edifício, ao mesmo tempo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2980 Boulevard Sainte-Anne, Quebec, QC G1E 3J5, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Sede STGM / STGM Architectes" [STGM Head Office / STGM Architectes ] 12 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771705/escritorio-sede-stgm-stgm-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.