Museografia do Museu de História Natural de Valparaíso / SUMO arquitectura y diseño

Museografia do Museu de História Natural de Valparaíso / SUMO arquitectura y diseño - Mais Imagens+ 41

Valparaíso, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aryeh Kornfeld
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Añihue, Limarí Lighting Design
  • Mandante: DIBAM
  • Restauração E Habitação: Ignacio Letelier
  • Implementação Equipamento: ODF, Audiorama, Faser, Araujo y MD
  • Orçamento: 50.000 UF
  • Direção Geral: Andrea Müller B
  • Arquiteto Responsável: Michael Bier
  • Projeto Gráfico: Lolamundo
  • Projeto E Execução De Iluminação : LLD
  • Cidade: Valparaíso
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Planta Primeiro Pavimento

Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi proposto um percurso que simula um corte transversal à região de Valparaíso, de maneira que o visitante realize uma viagem por toda a biodiversidade da região. Se resgata as particularidades, sintetizando com um traço que parte das profundas fossas submarinas até as alturas do cumes do Aconcágua.

© Aryeh Kornfeld

O percurso começa nas profundidades do oceano Pacífico, à -6.000 m, onde a presença humana apenas é possível com um batiscafo dada grande pressão, neste primeiro âmbito se contextualiza sobre a inexistência da luz natural e a incidência que tem tanto na flora como na fauna.

Envolvente Batiscafo

Logo passamos a  -1.000 m, onde apenas as baleias cachalotes, tubarões, tartarugas e algumas raias podem acessar.

© Aryeh Kornfeld

A seguir temos a zona fótica a -100 m, onde chega luz solar e com ela, o zoplâncton e fitoplâncton produzem um habitat muito rico em vida e diversidade de espécies. Quando chegamos na superfície, saímos da água mas ainda não chegamos em terra firme, nos encontramos no ambiente destinado aos rochedos erguidos no oceano, os que dão refúgio a grandes quantidades de aves oceânicas, como os diferentes tipos de albatroz.

© Aryeh Kornfeld

Saímos ao grande hall do antigo Palacio Lyon, o maior espaço do edifício e onde estão dispostas três grandes vitrines que conectam o primeiro pavimento com o segundo. Cada uma destas vitrines mostra as diferenças entre as espécies que habitam nas rochas e a areia, e como elas devem se adaptam às marés.

Modelo 3D

A sala seguinte demonstra como se formaram as ilhas, para logo passar a sala da Ilha de Páscoa e Juan Fernandez, onde se mostra que dado a diferença de localização geográfica, o sol pigmenta mais as algas de Rapa Nui e por isso os peixes também adquirem são mais pigmentados em suas escamas. 

Escotilha circular caseta proa - sala Corbeta

Logo passamos por uma embarcação que exemplifica como viajavam as primeiras expedições científicas.

Sala Corbeta

Subimos ao segundo pavimento, onde foram dispostas réplicas das aves em vitrines. Ao avançar em nosso percurso, nos encontramos com o vale, onde a primeira ala explica a alimentação segundo o movimento do sol, iniciando pelas aves que se alimentam de madrugada, passando por caçadores diurnos e finalizando com os noturnos.

© Aryeh Kornfeld

A seguir, entramos em uma semente, onde é explicado as diferenças entre estas, para então entrar no âmbito do Parque Nacional de la Campana, onde através de réplicas de árvores nativas em escala real explicam as diferenças entre espécies de sombra e de sol, onde o visitante pode experimentar as diferenças entre estas duas zonas.

Cortes sala La Campana

Finalmente o percurso termina na sala do Aconcágua, que foca como a água percorre este vale e como a variação de altitude influencia nas diferenças de flora e fauna.

Planta sala Aconcágua

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Condell 1546, Valparaíso, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museografia do Museu de História Natural de Valparaíso / SUMO arquitectura y diseño" [Museografía Museo de Historia Natural Valparaíso / SUMO arquitectura y diseño] 10 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771555/museografia-museu-de-historia-natural-valparaiso-sumo-arquitectura-y-diseno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.