O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Alemanha
  5. baumraum
  6. 2014
  7. Casa na Árvore Urbana / baumraum

Casa na Árvore Urbana / baumraum

Casa na Árvore Urbana / baumraum
Casa na Árvore Urbana / baumraum, © Laura Fiorio
© Laura Fiorio

© Laura Fiorio © Laura Fiorio © Laura Fiorio © Laura Fiorio + 23

© Laura Fiorio
© Laura Fiorio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa na Árvore Urbana é um projeto familiar baseado na iniciativa do avô Hans-Joachim e seu neto Kolja, que, fundamentalmente, implementaram o projeto. Foi concebido como uma experiência, um projeto de pesquisa, para novas construções e habitações em sintonia com a natureza. Destina-se a servir como um oásis e inspirar amigos e convidados da família, bem como estudantes e interessados ​​em arquitetura. Ficamos muito entusiasmados quando o empreendedor, Kolja Stegemann, aproximou-se de nós com a ideia de implementar as casas na árvore no contexto urbano de Berlim. Elas são normalmente associadas a ambientes rurais ou contextos naturais. Assim, esse empreendimento é um pouco raro e muito atraente para um arquiteto. Em Berlim, ele está em boa companhia no que diz respeito a edifícios pequenos, porém extraordinários. Aqui, há diversos projetos alternativos, geralmente com orçamentos baixos, ocupando nichos na cidade. Como arquitetos, almejamos contribuir para a tradição de cultura arquitetônica de Berlim com esse trabalho.

Fachada
Fachada

O bairro de Zehlendorf é caracterizado por edifícios residenciais aburguesados com grandes terrenos e jardins. Não há edifícios residenciais de muitos pavimentos aqui, ao contrário de muitas outras regiões de Berlim. O recurso mais especial do lote encontra-se em sua excelente localização. Faz fronteira com a floresta, situando-se nas imediações dos belos lagos de Krumme Lanke e Schlachtensee. O fato de esse terreno não ter sido construído anteriormente foi certamente um golpe de sorte, mas principalmente devido às exigências específicas da família. As casas da árvore cobririam uma proporção relativamente pequena do terreno. Assim, o requisito habitual de utilizar até o último metro quadrado disponível rentável não se aplica aqui. Claro, a preservação do acervo de árvores no jardim de 650 metros quadrados era uma das preocupações essenciais dos proprietários.

© Laura Fiorio
© Laura Fiorio
Planta Baixa
Planta Baixa
© Laura Fiorio
© Laura Fiorio

Após estudar vários projetos, foram criadas duas unidades cúbicas - cada uma com 21 metros quadrados. Ambos os edifícios pairam sobre uma base elevada de quatro metros e são equipados com uma superfície exterior coberta com a mesma altura, assim como um terraço inferior a uma altura de 2,60 metros. Para uma das unidades, o nível intermediário e dois lances de escadas são suportados por cabos flexíveis na árvore. As instalações do edifício, os circuitos de alimentação e espaços de armazenamento das ferramentas de jardim e resíduos estão localizados na base, revestidas com ripas de madeira. A estrutura consiste de perfis de aço galvanizado, com chapas pré-fabricadas com cinco camadas de abeto, utilizadas nas paredes, teto e piso. A vantagem desta construção reside nas suas qualidades estruturais e ecológicas. Essas peças maciças de madeira têm uma alta qualidade de isolamento, são respiráveis, têm uma capacidade de armazenamento de calor e podem ser instaladas rapidamente e facilmente. A fachada de fundos é composta de painéis de alumínio. Dependendo do ângulo da luz, reulta numa interação vívida de cor na envoltória externa dos edifícios. O interior oferece todas as necessidades essenciais: um banheiro com um chuveiro, um interior iluminado, uma cozinha e uma cama confortável, bem como outras decorações. Os painéis de madeira foram deixados aparentes nas paredes e teto, em seu estado natural.

© Laura Fiorio
© Laura Fiorio

As Casas na Árvore são lugares que encantam, convidando à brincadeira e reflexão e, além disso, a observar as coisas de forma objetiva, mudando as perspectivas. Em outras palavras, são lugares de inspiração para reunir forças. As duas casas na árvore estão situadas precisamente na transição da cidade com o campo e, assim, conectam dois mundos - a vibrante Berlim com esse cenário reconfortante. Pouco antes do início da construção, Hans-Joachim Stegemann faleceu em idade avançada. Infelizmente, não foi capaz de testemunhar a conclusão das casas na árvore e o desenvolvimento de sua ideia de construir algo incomum em sua terra. As casas são dedicadas a ele e sua esposa. Gostaríamos de agradecer a Hans-Joachim Stegemann e seu neto Kolja por este belo projeto.

© Laura Fiorio
© Laura Fiorio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
baumraum
Escritório
Cita: "Casa na Árvore Urbana / baumraum" [Urban Treehouse / baumraum] 07 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771423/casa-da-arvore-urbana-baumraum> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.