19 personalidades internacionais que deixaram a arquitetura para trilhar outros caminhos

O que Ice Cube, os membros do Pink Floyd, e Seal possuem em comum com o ícone da moda Tom Ford e o antigo presidente dos EUA, Thomas Jefferson? Todos eles estudaram arquitetura. Talvez uma representação da diversidade de talentos em escritórios de arquitetura, nomes como Samuel L Jackson e Courteney Cox encontraram os caminhos da arquitetura antes de alcançar o sucesso em outras áreas.

Nós reunimos uma lista com alguns dos nomes mais improváveis que frequentaram as escolas de arquitetura ao redor do mundo, incluindo Rainha Noor da Jordânia e George Takei de Star Trek

19 personalidades internacionais que deixaram a arquitetura para trilhar outros caminhos  - Mais Imagens+ 13

Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright

Três dos cinco membros fundadores do Pink Floyd, Waters, Mason, e Wright se conheceram enquanto estudavam arquitetura na Regent Street Polytechnic em Londres, conhecida agora como a Universidade de Westminster. Depois de dois anos de estudos arquitetônicos, Waters foi dispensado pela sua falta de interesse em história de projetos e desprezo completo por críticas. Os três deixariam de vez Westminster para perseguir a música, e atribuíram inspiração para a icônica "The Wall" à época que passaram juntos na universidade. Em 1969, Pink Floyd lançou "Music for Architectural Students", um álbum dedicado ao tempo que passaram em ateliês.

Ice Cube

Ice Cube. Image via Flickr Creative Commons user Eva Rinaldi

Talvez a maior surpresa desta lista, o rapper estadunidense Ice Cube estudou desenho de arquitetura no Instituto de Tecnologia de Phoenix, iniciando em 1987, conquistando o diploma de desenhista um ano depois. Ice Cube disse ter sido inspirado pela arquitetura do Sul da Califórnia, em particular pelo projeto da  Eames House. Pouco depois de fundar o grupo de hiphop N.W.A., Ice Cube começou seus estudos em arquitetura como uma garantia para sua carreira no mundo da música.

Bill Gaytten

Mais conhecido por ser o diretor criativo da marca de moda John Galliano, Gaytten começou como estudante na Escola de Arquitetura de Bartlett na University College London. Logo após ter concluído seus estudos, Gaytten começou a trabalhar para o estilista Victor Edelstein, seguido por um período de 23 anos na Dior antes de assumir o leme da Galliano após a saída de seu homônimo.

Rainha Noor do Reino da Jordânia

Queen Noor of Jordan. Image via Flickr Creative Commons user Skoll World Forum

Nascida Lisa Halaby de Washington, D.C., Rainha e viúva do antigo Rei Hussein da Jordânia estudou arquitetura e urbanismo na Princeton University. Ao entrar na universidade em 1969, Noor integrou a primeira aula co-educacional de Princeton. Após graduação, Noor primeiro viajou para a Australia para seguir com sua carreira de arquitetura para depois aceitar um emprego na empresa britânica Llewelyn-Davies Weeks para trabalhar no masterplan de Tehran. Pouco depois, Noor conheceu Hussein e se mudou para Jordânia, e desde então tem servido como filantropa e ativista em uma grande diversidade de projetos ao redor do mundo.

Seal

Seal. Imagem © Featureflash / Shutterstock.com

Famoso intérprete de "Kiss by a Rose" e antigo marido da modelo Heidi Klum, Seal - nascido Henry Olusegun Adeola Samuel - estudou arquitetura em Londres. Depois de dois anos de estudo Seal recebeu um diploma de associado em arquitetura, trabalhando em uma série de escritórios enquanto desenvolvia seu interesse no mundo da música.

Samuel L. Jackson

Samuel L Jackson. Imagem © DFree / Shutterstock.com

Prolífico ator americano, Samuel L. Jackson primeiro embarcou nos estudos de arquitetura na Morehouse College em Atlanta antes de se transferir para as artes dramáticas. Jackson se formou em 1972 com um diploma de ator, abandonando seu interesse em arquitetura em favor de sua carreira no mundo do entretenimento.

Courteney Cox

Courteney Cox. Helga Esteb / Shutterstock.com

Muito conhecida por seu papel como Monica Geller no seriado 'Friends,' Cox estudou arquitetura por um curto período em Mount Vernon College em Washington D.C. Abandonando a arquitetura, Cox mudou-se para Nova York para seguir carreira de modelo.

Tom Ford

Tom Ford. Imagem © Joe Seer / Shutterstock.com

Antes de lançar sua icônica marca fashion homônima, o estilita e cineasta estadunidense Tom Ford estudou arquitetura na Parsons School of Design na The New School em Nova York. Ford passou um tempo de seus estudos no campus de Paris, descobrindo a arquitetura e a moda francesa simultaneamente. As influências arquitetônicas de Ford podem ser vistas em seu filme "A Single Man," filmado em um bangalô modernista ambientado em Los Angeles dos anos 60.

Aishwarya Rai

Aishwarya Rai. Imagem © Ilona Ignatova / Shutterstock.com

Conhecida em toda a Índia como uma das atrizes de maior sucesso em Bollywood, Rai se matriculou na Academia de Arquitetura de Rachana Sansad em Mumbai antes de seu grande sucesso no mundo dos filmes.  Depois de um breve período no universo da arquitetura, Rai iniciou sua carreira no mundo do showbiz buscando trabalhos como modelo, até vencer o concurso Miss Mundo para a Índia em 1994.

George Takei

George Takei. Image via Flickr Creative Commons user TEDxKyoto

Inicialmente conhecido por seu papel como Hikaru Sulu em Star Trek, George Takei iniciou como estudante de arquitetura na Universidade da California, Berkeley. Takei seguiu com arquitetura por um breve período, optando por transferir seus estudos para as artes dramáticas antes iniciar uma carreira de grandes sucessos para a televisão.

Thomas Hardy

Thomas Hardy

Nascido em 1840, Hardy era um novelista e poeta inglês, famoso por ser admirado pela então escritora aspirante Virginia Woolf. Hardy iniciou como aprendiz quando tinhas 16 anos, trabalhando com o arquiteto Thomas Hicks antes de iniciar sua educação formal em Dorchester, e depois King's College, Londres. Antes de começar sua carreira como escritor, Hardy ganhou uma série de premiações do RIBA (sigla em inglês para o Instituo Real de Arquitetos Britânicos) e a Architectural Association, além de seu papel fundamental na construção da histórica estação ferroviária de Londres, a St. Pancras Station. 

Art Garfunkel

Metade da famosa dupla Simon & Garfunkel, Art Garfunkel é um jogador dinâmico na cominidade artística, tendo se interessado por música, filmes, poesia e arquitetura. Garfunkel frequentou a Columbia University em Nova York onde estudou arquitetura, se formando em 1962 com diploma em história da arte. Curiosamente, Garfunkel também se formou em matemática em 1967 e começou sua tese de doutorado na mesma área, abandonando-a no auge do sucesso de Simon & Garfunkel. Em 1969, a dupla gravou "So Long, Frank Lloyd Wright," uma homenagem à um dos heróis da arquitetura para Garfunkel.

Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu. Imagem © yakub88 / Shutterstock.com

O atual Primeiro Ministro de Israel possui dois diplomas da Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um em arquitetura e outro em administração. O período de Netanyahu no MIT foi marcado pela instabilidade em seu país, levando a condensar os quatro anos de estudos na arquitetura em apenas dois e meio para retornar à Israel para servir as forças armadas. Quando descreve seu antigo aluno, o Professor Emeritus de Arquitetura do MIT, Leon B. Groisser disse que Netanyahu "Era muito inteligente. Organizado. Forte. Poderoso. Ele sabia o que queria e sabia como fazê-lo."

Thomas Jefferson

Thomas Jefferson

Jefferson foi realmente um arquiteto praticante mas levou uma vida dupla como presidente dos Estados Unidos. Obteve algum sucesso como arquiteto apesar de sua absência de treinamento formal: aprendeu tudo que sabia de livros sobre arquitetura clássica europeia, dentre eles Os Quatro Livros de Arquitetura de Palladio. Foi inspirado pela arquitetura italiana e é atribuído a ele a introdução de numerosos elementos Paladianos na paisagem arquitetônica americana. Em 1772, Jefferson construiu uma residência para sua família em Virginia e a chamou de Monticello. A casa consequentemente estabeleceu o que seria conhecido mais tarde como 'Arquitetura Jeffersoniana."

"Weird Al" Yankovic

Weird Al Yankovic. Imagem © s_bukley / Shutterstock.com

Nascido Alfred Matthew Yankovic, o artista famoso por suas paródias estudou na California Polytechnic State University em San Luis Obispo, graduando em arquitetura. A carreira de Yankovic se desviou dos caminhos arquitetônicos logo após a obtenção de seu diploma, iniciando uma longa carreira na música e também na produção musical.

James "Jimmy" Stewart

Jimmy "James" Stewart

Grande estrela de A felicidade não se compra (ou em Portugal, Do céu caiu uma estrela, e no original It's a Wonderful Life) e frequente par de Katharine Hepburn, Stewart estudou arquitetura na Princeton University em Nova Jersey. Embora aspirava ser um piloto da Marinha dos Estados Unidos, seu pai o persuadiu a frequentar a Princeton, onde ele obteve grande êxito enquanto estudante e recebeu uma bolsa de estudos por seu projeto de um terminal de aeroporto. Stewart nunca concluiu seus estudos em arquitetura, mas desfrutou uma carreira muito sucesso no cinema, aparecendo em mais de 92 filmes.

Ralf Hütter

Imagem © Miroslav Bolek. CC BY-SA 3.0

O fundador, vocalista e tecladista da banda alemã Kraftwerk não teve raízes no mundo da música: ele treinou como um arquiteto. Embora pouco se saiba sobre seus estudos arquitetônicos, em uma entrevista com o New Zealand Herald, Hütter disse: "construir música e performances ao vivo vêem do mesmo espírito." Desde então, Hütler deu a entender que vai perseguir seus interesses em arquitetura quando Kraftwerk se desfizer.

Bônus: Kanye West

A photo posted by Noam Dvir (@dvirnm) on

Embora não formalmente treinado em arquitetura, West possui grande afinidade com a profissão, frequentemente reforçando publicamente suas relações com uma grande gama de arquitetos e designers. Em 2012, West colaborou com Rem Koolhaas para criar um pavilhão de performance com sete grandes telas para o Festival de Cinema de Cannes. Logo após, em 2013, West deu uma palestra improsivada nos estudos da Harvard Graduate School of Design, inspirando um argumento formidável de um dos estudantes de GSD, Sekou Cooke entitulado "Falando Kanye: Uma Defesa de um Arquiteto para Kanye West"

Conhece alguma outra personalidade internacional que poderia entrar para essa lista? Deixe suas opiniões na seção de comentários a seguir. Veja também, no link abaixo, nossa lista de personalidades brasileiras que deixaram a arquitetura pra atuar em outras áreas.

Doze personalidades brasileiras que deixaram a arquitetura para trilhar outros caminhos

 

Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. "19 personalidades internacionais que deixaram a arquitetura para trilhar outros caminhos " [19 Notable Figures Who Left Architecture to Follow Other Career Paths] 10 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771336/19-figuras-notaveis-que-deixaram-arquitetura-para-seguir-caminhos-diferentes-em-suas-carreiras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.