Casa Lattice / Sameep Padora & Associates

Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Imagem 6 de 22Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Imagem 2 de 22Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Imagem 7 de 22Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Imagem 3 de 22Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Mais Imagens+ 17

Jammu, Índia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Lattice está num novo bairro residencial na periferia de Jammu, noroeste da Índia. Seu contexto é um sintoma da natureza da urbanização que acontece na maioria das pequenas cidades indianas, as quais crescem num ritmo mais rápido que as políticas urbanas. Assentamentos informais e desenvolvimentos baseados na necessidade privada dão forma à paisagem de rápida urbanização. As estratégias de planejamento formal são meras respostas aos novos assentamentos informais.

Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Imagem 8 de 22
© Edmund Sumner

A construção num contexto como esse carece de um tecido urbano contextual distinto. O projeto tenta ser um marco urbano, sua singularidade de materiais contrasta com o lugar.

Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Imagem 14 de 22
Planta Baixa

A casa é dividida numa série de grupos horizontais que imitam a natureza do crescimento dos edifícios vizinhos. Estes grupos, se converteram numa espécie de módulo construtivo no terreno, se movendo para dentro ou fora em resposta às necessidades de luz dos espaços.

Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Imagem 7 de 22
© Edmund Sumner

A fachada da casa é uma resposta ao clima severo da região que é extremamente quente e seco durante oito meses do ano e, portanto, os grupos horizontais possuem este elemento vazado de madeira que atua como filtro de luz.

Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Imagem 20 de 22
Fachada

Cada um dos dois níveis do edifício deve ser utilizado por famílias separadas. O programa da casa se estrutura pelo estilo de vida dos clientes, que implica no entretenimento, assim a cozinha é convertida no centro da planta ao lado da sala de estar/copa e jardim. As funções privadas dos dormitórios são situadas na parte posterior, fazendo com que os programas coletivos da sala, copa e cozinha sucedam como um espaço sem fissuras para a abertura frontal e o jardim. Todos os programas, sejam privados ou públicos, abrem-se para os lados ou a frente dos espaços de jardim.

Casa Lattice / Sameep Padora & Associates - Imagem 11 de 22
© Edmund Sumner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lattice / Sameep Padora & Associates" [Lattice House / Sameep Padora & Associates] 13 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771333/casa-lattice-sameep-padora-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.