Casa Huize Looveld / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur

Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 2 de 26Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 3 de 26Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 4 de 26Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 5 de 26Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos Responsáveis: Willem van Bolderen (Studio Puisto Architects), Bas van Bolderen (Bas van Bolderen Architectuur)
  • Interiores: Studio Puisto Architects, Bas van Bolderen Architectuur, Heleen van Bolderen
  • Projeto Estrutural: ConStabiel b.v.
  • Construtora: Villa Nova Bouw b.v.
  • Projeto De Climatização: Villa Nova Bouw b.v.
  • Fotografia: Martin de Jongh
  • Custo Total Da Construção: € 450.000,00
  • Cidade: Duiven
Mais informaçõesMenos informações
Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 18 de 26
© Marc Goodwin

Como a Fênix

Este projeto começou com um incêndio. Um incêndio destruiu uma antiga residência de família na Holanda, em uma noite. Quando sua casa e posses desaparecem, você é deixado sem as coisas que compõem sua história e identidade. Você é deixado sem um lar.

Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 11 de 26
© Marc Goodwin

Embora o fogo tenha sido uma experiência negativa, sem dúvidas, para os clientes, eles viram nisso uma oportunidade para finalmente ter todas as coisas que a antiga casa não tinha. Eles iriam começar do zero e fazer a casa de seus sonhos. Era nosso trabalho focar nas oportunidades e toda essa energia positiva, criando, assim, um novo receptáculo para a vida.

Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 19 de 26
© Marc Goodwin

Projeto Espacial

Tudo o que restou foi a localização e algumas paredes de retenção. Os clientes decidiram não construir uma réplica da casa original. No lugar disso, aspiravam uma casa contemporânea, quadrada e tubular, onde todas as funções seriam organizadas ao longo de uma sequência linear. O tubo desenvolveu-se para um nó, que se engaja melhor com a paisagem circundante, abrangendo todas as direções cardeais.

Para o interior, o objetivo era uma planta diversa, mas clara. O nó responde a isso separando o projeto em três alas distintas que se unem no coração da casa: uma sala de jantar com pé-direito duplo. As alas oferecem privacidade e isolamento, mas as áreas de convívio sempre estão próximas.

Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 5 de 26
© Marc Goodwin

A partir do estar aberto as quatro janelas principais interagem com a paisagem especificamente ao longo de cada um dos pontos cardeais. Para o norte uma janela alta traz a luz. Para o leste uma janela dobrada abraça o jardim. No sul a esquadria emoldura a vista. A oeste uma grande janela oferece um panorama dos campos e do sol poente.

As normas construtivas locais exigiam que a casa combinasse com o contexto. Por padrão, isso significava que a estrutura deveria ser semelhante à arquitetura das casas vizinhas, revestidas em gesso branco. Optamos, em vez disso, mesclar a casa com o entorno natural que a rodeia. As placas tingidas verticais de madeira fazem o edifício desaparecer na paisagem de árvores. O novo projeto abraça a paisagem e torna a interação com o ambiente a sua mais importante característica - tanto interna como externamente.

Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 3 de 26
© Marc Goodwin

Construção

A nova casa teria que ser construída o mais rapidamente possível. Para acelerar o processo de construção a casa foi projetada em estreita cooperação com o construtor principal. As peças da parede de madeira foram cortadas em CNC e pré-fabricadas na Alemanha. De lá, foram transportadas para a Holanda e erguidas em menos de uma semana. Todo o processo de construção levou oito meses, até o momento final, quando os clientes puderam se mudar.

Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 10 de 26
© Marc Goodwin

A rapidez da construção acarretou em custos consideravelmente menores do que métodos construtivos tradicionais. Esse lucro foi reinvestido num sistema ambicioso de eficiência energética, assim como alto nível em revestimentos e materiais.

Energia

A residência foi projetada para economizar o máximo de energia possível e tem elevados níveis de isolamento térmico combinado com um sistema de recuperação de calor. Os coletores solares térmicos e um fogão a lenha servem como fontes de energia adicionais. Apenas durante os dias mais frios do inverno a residência necessitará de uma fonte externa de calor.

Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 6 de 26
© Marc Goodwin

Resurreição

Este projeto tratou-se de desbravar novos caminhos, cicatrizar feridas, recomeçar, colaborar, cooperar, a escutar, ter a sensibilidade específica ao terreno, de eficiência, custo - em suma, o que nós pensamos ser arquitetura.

Casa Huize Looveld  / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur - Imagem 17 de 26
© Marc Goodwin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Huize Looveld / Studio Puisto Architects + Bas van Bolderen Architectuur" [Huize Looveld / Bas van Bolderen Architectuur + Studio Puisto] 02 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771067/huize-looveld-studio-puisto-architects-plus-bas-van-bolderen-architectuur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.