Ginásio de Esportes da Escola Primária Matchbox / Jovan Mitrović

Ginásio de Esportes da Escola Primária Matchbox / Jovan Mitrović - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Jovan Mitrović; Jovan Mitrović
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Relja Ivanić
  • Equipe: Vuk Lukić, Milena Folić, Miloš Milivojević, Aida Hadžiahmetović
  • Engenharia Estrutural: Vojislava Vasović, Dragan Janković
  • Construtor: Ferbild ltd
  • Cidade: Obrenovac
  • País: Sérvia
Mais informaçõesMenos informações
© Relja Ivanić

Descrição enviada pela equipe de projeto. Obrenovac é uma pequena cidade perto de Belgrado. Como Belgrado se desenvolveu muito rápido, Obrenovac recentemente se tornou município de subúrbio de Belgrado.

A Escola Primária de Obrenovac foi a primeira escola fundada em Belgrado, quase 200 anos atrás. Durante dois séculos, os alunos desta escola não tinham espaço internos suficiente para educação física e atividades esportivas.

© Relja Ivanić

De acordo com o conceito urbano, feito por urbanistas locais, a área de superfície do novo ginásio de esportes deveria cobrir quase todo o pátio da escola, e deveria ser mais alto que a igreja do século XIX que fica atrás da escola.

© Relja Ivanić

A pedido do cliente, o ginásio de esportes da escola serve não só para os alunos, mas também para treinos e competições de equipes de basquetebol e voleibol da cidade, além de fornecer possibilidades de lazer para a comunidade local. O ginásio teve de cumprir com as normas da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).

Planta Baixa

Como Obrenovac fica próxima do Rio Sava, está sob a influência da água subterrânea. Este foi o principal problema técnico que teve de ser resolvido a partir da primeira fase do projeto. A solução para este desafio foi uma "casca" de concreto impermeável com 5 metros de profundidade e a apenas alguns centímetros do nível da água subterrânea.

© Relja Ivanić

Dois terços do volume do ginásio de esportes está enterrado. A área subterrânea contém um campo esportivo, um pequeno salão para balé e ginástica, todas as salas técnicas, vestiários, chuveiros e sala de professores, que são totalmente cobertos com uma laje de concreto impermeável e telhado verde no nível da escola. Este conceito proporciona maior área aberta para atividades ao ar livre. A quadra de esportes e o pequeno salão estão conectados e, portanto, o salão pode ser usado como palco para concertos, peças de teatro ou celebrações escolares. 

Corte

Uma claraboia envidraçada, que ilumina todo o edifício, está rodeada de parques infantis e pela quadra de futebol e de handebol abertas. Todo o perímetro da fachada envidraçada é coberta com ripas de madeira verticais que protegem o vidro das bolas. Este ritmo das barras de madeira também proporciona uma dispersão da luz solar direta.

© Relja Ivanić

O salão possui duas entradas independentes, através de duas escadarias cobertas. A segunda entrada serve como saída de emergência e também oferece a possibilidade de dividir duas equipes de esporte, em aulas diferentes. A entrada mais perto do edifício da escola possui uma plataforma mecânica para cadeiras de rodas e pessoas com necessidades especiais.

Planta Baixa

Desde o início, a ideia era projetar um edifício de baixo orçamento, com eficiência energética e construção sustentável, sem detalhes desnecessários. As vigas de madeira e colunas são de madeira compensada de pinho, que também cobre as paredes e o teto do ginásio. Estes materiais leves, juntamente com a organização espacial clara, traz aos alunos um espaço acolhedor e agradável.

© Relja Ivanić

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Obrenovac, Sérvia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio de Esportes da Escola Primária Matchbox / Jovan Mitrović" [Matchbox Elementary School Sports Hall / Jovan Mitrović] 30 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771060/ginasio-de-esportes-da-escola-primaria-matchbox-jovan-mitrovic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.