Escritório Viola Communications / M+N Architecture

Escritório Viola Communications / M+N Architecture - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: M+N Architecture; M+N Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1463
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Forma 5, Tiltco, mrail
  • Empreiteira: Life Space Interior Design
  • Sub Empreiteiras: Iwin, Leaders Decor, Supersign, Vista Systems, Zoom Interiors
  • Equipe De Projeto: Lorenzo Zoli, Alessandra Barilaro, Giulio Asso, Marco Barazzuoli
  • Cidade: Abu Dhabi
Mais informaçõesMenos informações
© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se do interior da nova sede da empresa Viola Communications, em twofour54, a zona de mídia livre de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Pode ser considerado o primeiro escritório de design inovador e conceitual no país, onde o esquema clássico do local de trabalho típico é reinventado e o arranjo tradicional das funções de escritório em "salas e corredores" é substituído por um espaço fluido, informal e interativo. Nesse design inovador, os relacionamentos entre usuários são definidos como prioridade, buscando também misturar o gosto local com uma interpretação moderna.

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

O escritório localiza-se no 4º andar do edifício twofour54 Park Rotana e ocupa toda a ala Norte. O programa é muito articulado e inclui uma mistura de escritórios abertos e fechados para cerca de 120 colaboradores (funcionários operacionais + diretores) de cinco unidades de negócios diferentes, bem como três entradas separadas com recepções relacionados e áreas de espera, um setor de gerência, várias salas de reuniões formais e informais, uma grande área de lazer com cozinha anexa capaz de acomodar todos os funcionários para eventos corporativos e reuniões, dois estúdios de edição de vídeo, um estúdio de gravação de voz, sala de servidores, copa e depósitos.

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

O pedido recebido do cliente era simples, mas desafiador:

- criar uma atmosfera vibrante e criativa, que refletisse a filosofia da empresa e seus recursos;

- proporcionar um espaço de escritório flexível para aumentar a interação entre os funcionários;

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

- dividir o escritório em duas seções, uma para a gestão superior e outra para a equipe operacional;

- projetar a área operacional para permitir que todos os funcionários trabalhem no mesmo espaço, mantendo uma divisão entre diretores e operadores e preservando o caráter de cada um dos departamentos da empresa (Publicidade, Relações Públicas, Eventos, Produtores, Exteriores).

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

O resultado foi basicamente criar dois projetos em um.

A área de gerência é visualmente impressionante, mas requintada e elegante. Os materiais principais são mármore preto e carvalho; uma paleta simples de cores torna os espaços vibrantes e dá aos visitantes a sensação de entrar no QG de uma empresa de alto nível, de classe mundial.

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

A área operacional conta com um aspecto muito criativo e divertido, definitivamente algo único para Abu Dhabi. O escritório principal é um espaço aberto onde todos os departamentos da empresa trabalham juntos. O zoneamento é conseguido com o uso dos "Cilindros" e das "Caixas". Cilindros são cápsulas abertas contendo os gabinetes dos diretores criativos, que têm seus próprios espaços, enquanto estão em contato direto com suas equipes. As Caixas contêm escritórios fechados, estúdios de gravação e salas de reuniões totalmente separadas da área aberta principal. Todas as equipes podem facilmente interagir e trabalhar lado a lado, mantendo seu ambiente individual. Cores diferentes são usadas para marcar cada departamento e carpetes exclusivos também mudam de acordo.

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

Variados temas são utilizados para dar um caráter distinto para cada espaço, sempre garantindo que todas as áreas estejam se misturando bem e seguindo o mesmo conceito de design.

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

A entrada principal é inspirada numa estação de metrô, onde um tapete personalizado ilustra um mapa colorido e conecta os visitantes às telas introdutórias com apresentações dos cinco departamentos da Viola (para os visitantes, entrar no escritório é como começar uma viagem através da criatividade) .

A área recreacional toma forma a partir da reinterpretação do jogo mundialmente famoso Tetris, um ícone dos videogames dos anos 80, com suas cores brilhantes

A sala de reunião é caracterizada por uma envoltória perfurada, combinada com uma iluminação feita sob medida; tais aberturas na divisória permitem a quantidade correta de abertura, sem comprometer a privacidade necessária.

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

Na segunda maior sala de reuniões, uma mesa irreverente com cadeiras de balanço traz os participantes de volta às suas infâncias, o que torna muito fácil o brainstorm com os colegas, bem como quebrar o gelo com os clientes mais formais.

Planta Baixa

Espalhados no espaço aberto do escritório estão também alguns "think-tanks";  caixas móveis suavemente estofadas em tecidos coloridos, equipadas com telas, luzes e conexões HDMI-USB, podendo ser conectadas ao chão para apresentações informais, sessões de brainstorming rápidas ou apenas relaxamento.

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

A maioria dos materiais, acabamentos, acessórios e mobiliário foram feitos sob medida para atender às necessidades dos clientes e dos designers, especificamente para este projeto. Quase não há linhas retas no projeto e cada peça é quase exclusiva. Até os temas que parecem semelhantes ou repetidos são, de fato, diferentes uns dos outros na maioria dos casos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:E 10 - Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Viola Communications / M+N Architecture" [Viola Communications Office / M+N Architecture] 29 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770894/escritorio-viola-communications-m-plus-n-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.