Museu de Arte Contemporânea de Tóquio promove exposição sobre Oscar Niemeyer

O Museu de Arte Contemporânea de Tóquio promove, a partir de 18 de julho, a maior retrospectiva japonesa já realizada sobre a obra de Oscar Niemeyer. Com curadoria de Yuko Hasegawa e expografia a cargo do escritório SANAA, cujo trabalho foi profundamente influenciado pelo arquiteto brasileiro, “Oscar Niemeyer: The Man Who Built Brasilia” é um tributo ao arquiteto cujo último prêmio recebido antes de falecer em 2012 foi o Praemium Imperiale, concedido pela família imperial do Japão em 2004.

A mostra também marca os 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, destacando o legado criativo desses países à luz dos Jogos Olímpicos – que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016 e em Tóquio em 2020.

As galerias do museu exibirão modelos de várias escalas de alguns dos edifícios mais aclamados de Niemeyer, colocados contra um pano de fundo branco que evoca a qualidade radiante da luz natural dos trópicos. Vídeos documentando aspectos do cotidiano de Niemeyer, bem como uma coleção de documentos que mostram o processo de concepção e construção dos edifícios de Brasília, também serão exibidos na mostra.

Museu de Arte Contemporânea de Tóquio promove exposição sobre Oscar Niemeyer - Imagem 2 de 2
Catedral de Brasília. © flickr Christoph Diewald. Used under Creative Commons

“Oscar Niemeyer: The Man Who Built Brasilia” será inaugurada no dia 18 de julho e permanece em cartaz até 12 de outubro no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Museu de Arte Contemporânea de Tóquio promove exposição sobre Oscar Niemeyer" 17 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770405/o-museu-de-arte-contemporanea-de-toquio-promove-exposicao-sobre-oscar-niemeyer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.