SET Architects vence concurso para projetar o Memorial do Holocausto em Bologna

O escritório SET Architects, com sede em Roma, foi anunciado como vencedor do concurso internacional organizado pela comunidade judia de Bolonha para projetar um Memorial do Holocausto na cidade italiana. A proposta vencedora - intitulada Shoah Memorial - é uma representação dos beliches de madeira usados nos campos de concentração onde os prisioneiros eram mantidos, uma "passagem estreita e fria entre dois elementos iguais e simétricos."

Cortesia de SET Architects

O corredor começa com um metro e meio de largura e vai estreitando até chegar a apenas 50 centímetros, criando o sentido de claustrofobia e opressão experienciado pelos prisioneiros. Além disso, o som de fora da estrutura ressoará dentro dos módulos em forma de caixas e será amplificado pelos elementos estruturais metálicos, acentuando o sentimento geral de angústia.

Cortesia de SET Architects

Em torno da estrutura, um tipo especial de pavimentação será usado para produzir e refletir ruídos através de elementos metálicos e de alvenaria embutidos; uma tentativa de evocar os trilhos da "Judenrampe", a ferrovia utilizada para transportar os judeus até os campos de concentração.

Cortesia de SET Architects

O Shoah Memorial será construído entre duas paredes de pedra em uma nova praça próxima à estação de trem de alta velocidade de um bairro histórico de Bologna. Para melhorar a dinâmica do Memorial, o projeto implicará na demolição do final do guarda-corpo da Ponte Matteotti.

Cortesia de SET Architects

No dia 6 de setembro deste ano - Dia da Cultura Judia - uma exposição mostrará os detalhes do projeto durante uma cerimônia de apresentação e premiação em Bologna. O Memorial será inaugurado no dia 17 de janeiro de 2016. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Via SET Architects.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via Matteotti

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Santos, Sabrina. "SET Architects vence concurso para projetar o Memorial do Holocausto em Bologna " [SET Architects Win Bologna Holocaust Memorial Design Competition] 19 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770321/set-architects-vence-concurso-para-projetar-o-memorial-do-holocausto-em-bologna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.