O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. Itália
  5. SET Architects
  6. 2016
  7. SET Architects vence concurso para projetar o Memorial do Holocausto em Bologna

SET Architects vence concurso para projetar o Memorial do Holocausto em Bologna

SET Architects vence concurso para projetar o Memorial do Holocausto em Bologna
SET Architects vence concurso para projetar o Memorial do Holocausto em Bologna , Cortesia de SET Architects
Cortesia de SET Architects

O escritório SET Architects, com sede em Roma, foi anunciado como vencedor do concurso internacional organizado pela comunidade judia de Bolonha para projetar um Memorial do Holocausto na cidade italiana. A proposta vencedora - intitulada Shoah Memorial - é uma representação dos beliches de madeira usados nos campos de concentração onde os prisioneiros eram mantidos, uma "passagem estreita e fria entre dois elementos iguais e simétricos."

Cortesia de SET Architects
Cortesia de SET Architects

O corredor começa com um metro e meio de largura e vai estreitando até chegar a apenas 50 centímetros, criando o sentido de claustrofobia e opressão experienciado pelos prisioneiros. Além disso, o som de fora da estrutura ressoará dentro dos módulos em forma de caixas e será amplificado pelos elementos estruturais metálicos, acentuando o sentimento geral de angústia.

Cortesia de SET Architects
Cortesia de SET Architects

Em torno da estrutura, um tipo especial de pavimentação será usado para produzir e refletir ruídos através de elementos metálicos e de alvenaria embutidos; uma tentativa de evocar os trilhos da "Judenrampe", a ferrovia utilizada para transportar os judeus até os campos de concentração.

Cortesia de SET Architects
Cortesia de SET Architects

O Shoah Memorial será construído entre duas paredes de pedra em uma nova praça próxima à estação de trem de alta velocidade de um bairro histórico de Bologna. Para melhorar a dinâmica do Memorial, o projeto implicará na demolição do final do guarda-corpo da Ponte Matteotti.

Cortesia de SET Architects
Cortesia de SET Architects

No dia 6 de setembro deste ano - Dia da Cultura Judia - uma exposição mostrará os detalhes do projeto durante uma cerimônia de apresentação e premiação em Bologna. O Memorial será inaugurado no dia 17 de janeiro de 2016. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Via SET Architects.

  • Arquitetos

  • Localização

    Via Matteotti
  • Equipe de projeto

    Onorato di Manno, Andrea Tanci, Lorenzo Catena, Gianluca Sist e Chiara Cucina
  • Ano do projeto

    2016

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Santos, Sabrina. "SET Architects vence concurso para projetar o Memorial do Holocausto em Bologna " [SET Architects Win Bologna Holocaust Memorial Design Competition] 19 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770321/set-architects-vence-concurso-para-projetar-o-memorial-do-holocausto-em-bologna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.