Aeroporto Internacional Fort McMurray / office of mcfarlane biggar architects + designers

Aeroporto Internacional Fort McMurray  / office of mcfarlane biggar architects + designers - Mais Imagens+ 26

Fort McMurray, Canadá
© Ema Peter

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo aeroporto de Fort McMurray cria um marco significativo para os visitantes e residentes do Município de Wood Buffalo, no norte de Alberta. A região se caracteriza por sua espetacular geografia e beleza natural, incluindo o bosque boreal e as pradarias. Suas temperaturas sazonais variam de -40°C no inverno e 30°C durante o verão. Economicamente, é sede de uma crescente indústria de areia betuminosa, que impulsionou a pequena comunidade no cenário mundial e contribuiu para um crescimento sem precedentes do lugar; espera-se que a população seja duplicada até o ano de 2030. No quesito social, a rica história da área e sua próspera indústria fomentaram uma enorme diversidade dentro da comunidade residente. Também criaram o impulso para uma grande quantidade de residentes temporários, atraídos pelos empregos, que vão e voltam via área à suas comunidades de origem com certa frequência entre os ciclos de trabalho. 

© Ema Peter

Embora os aeroportos mais concorridos do Canadá tenham visto um crescimento médio anual do tráfego de passageiros de em média, 3% ao ano, o Aeroporto Internacional de Fort McMurray cresceu 25% em 2012 e 213, e continua sendo o aeroporto de maior crescimento no país. Este fato inspirou a Autoridade do Aeroporto de Fort McMurray (FMAA) a criar um novo aeroporto, com um novo edifício terminal, plataforma de aeronaves, rodovias de conexão, vias interiores e áreas de estacionamento.

© Ema Peter
Planta Baixa
© Ema Peter

O projeto de $258 milhões de dólares responde aos desafios únicos deste contexto, enquanto procura definir um lugar digno e significativo para uma comunidade em crescimento cuja identidade está em contínua evolução. O edifício de três pavimentos e 15.000 m2 inclui todas as funções típicas de um aeroporto: o registro de entrada, controle de segurança, chegadas e partidas nacionais e internacionais, espaços de alimentação e pontos de venda, agências de aluguel de veículos e escritórios administrativos para as linhas áreas e para a autoridade do aeroporto.

© Ema Peter

A localização remota de Fort McMurray, sua mão-de-obra limitada e exigentes restrições influenciaram várias decisões técnicas fundamentais desde o princípio no processo do desenho. Estes fatores combinam com um desejo geral de instituir medidas de construção verde eficientes. O edifício foi construído significativamente com uma fabricação fora do local, com materiais duradouros e tecnologias simples, a fim de garantir a qualidade e minimizar tanto o programa de construção, como o da manutenção no futuro. Esteticamente, o objetivo geral era criar uma presença icônica e memorável na paisagem, junto com uma franqueza na expressão, que conseguira relacionar-se em harmonia com o espírito do local.

© Ema Peter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fort McMurray, AB, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Aeroporto Internacional Fort McMurray / office of mcfarlane biggar architects + designers" [Fort Mcmurray International Airport / Office Of Mcfarlane Biggar Architects + Designers Inc.] 08 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769784/aeroporto-internacional-fort-mcmurray-office-of-mcfarlane-biggar-architects-plus-designers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.