O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fábrica
  4. China
  5. Imagine Architects
  6. 2014
  7. Fábrica de Azeite / Imagine Architects

Fábrica de Azeite / Imagine Architects

  • 13:00 - 4 Julho, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Fábrica de Azeite / Imagine Architects

  • Arquitetos

  • Localização

    Wuyuan, Shangrao, Jiangxi, China
  • Equipe de Projeto

    Luo Siwei, Lu Shan, Zhou Wei, Zhang Jun, Yang Yan
  • Área

    4079.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Zeng Jianghe © Zeng Jianghe © Zeng Jianghe © Zeng Jianghe + 58

  • Equipe de Construção

    Hui. Impression Ancient Building Company
  • Proprietários

    Song Feng Cui Organic Agriculture Development Co., Ltd
  • Área Total

    3018 m2
  • Ponte Coberta

    195 m2
  • Casa de Campo

    866 m2
© Zeng Jianghe
© Zeng Jianghe

Antecedentes e Análise

A Song Feng Cui Organic Agriculture Development Co.Ltd. está localizada na vila Zhongping, na cidade de Jiangwan, em Wuyuan. Wuyuan é um dos seis antigos condados de Huizhou. Como meio projetual, a planta utiliza um modelo "rural ordenado"; os materiais da fábrica de azeite feito com semente de chá provém de vários povoados ao redor das montanhas próximos à fábrica. Ao fazer isto, não estamos somente ajudando estes povoados a sair da pobreza, mas também estamos criando uma economia circular ao redor destas montanhas. Existe uma dupla restrição neste projeto. Uma delas é a limitação dos espaços interiores da fábrica. Deve-se cumprir com os requisitos do processo de produção. A outra é o ambiente exterior. O edifício deve dar uma resposta positiva ao meio ambiente natural e entorno histórico o qual pertence. 

© Zeng Jianghe
© Zeng Jianghe

Problemas e Soluções

O terreno se estende ao longo do rio e é estreito e comprido. Devido à dupla restrição do processo de produção e à localização, o edifício da fábrica somente pode ter uma forma alongada. A fim de reduzir a pressão que o edifício exerce no meio ambiente, seus 160 metros de comprimento e 13m de largura se dobram na forma de "Z". A cobertura possui um estilo de inclinação dupla; a altura da parte superior do teto vai de 10m a 5m.

Diagrama
Diagrama

Estrutura e Materiais 

Os materiais de construção são tijolo, telhas antigas e madeiras. Os tijolos são utilizados de três formas principais, autoportante, como espaço de contenção e isolamento. A madeira é utilizada principalmente na cobertura. As telhas são utilizadas para o isolamento e também são o vínculo visual entre os edifícios antigos e novos.

© Zeng Jianghe
© Zeng Jianghe

Cor e Visual

Os tijolos e a madeira utilizados em ambas as paredes exteriores e interiores não possuem nenhum tipo de pintura. Com exceção de algum único espaço que requereu pintura branca. A maior parte dos tijolos antigos e da madeira apresentam as marcas que o tempo deixou no edifício. As cornijas do edifício são chanfradas. 

© Zeng Jianghe
© Zeng Jianghe

O preço da reutilização dos materiais antigos é pequeno, mas a sua manutenção custa muito dinheiro. Por tanto, não é mais barato que utilizar novos materiais, mas vale a pena fazê-lo pelo seu valor ecológico e social. Atualmente na China, somente foi possível reutilizá-los graças à consciência dos proprietários e desenhadores. Entretanto, é difícil promover a sustentabilidade somente por consciência. Ainda necessitamos do apoio do governo ou dos regulamentos locais. 

© Zeng Jianghe
© Zeng Jianghe

Ecologia e Proteção Ambiental

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica de Azeite / Imagine Architects" [Tea Seed Oil Plant / Imagine Architects] 04 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769613/fabrica-de-semente-de-cha-em-leo-vegetal-imagine-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.