A Casa do Cone Branco / apparat-c

A Casa do Cone Branco / apparat-c - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: apparat-c; apparat-c
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  331
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
© Namsun Lee

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os pilotis no térreo abrigam a garagem do edifício e, ao lado, encontram-se as instalações vizinhas (escritório). Os segundo e terceiro pavimentos acomodam um total de seis unidades de estúdios e no pavimento superior encontra-se a galeria de dois níveis. A garagem, um espaço que tem frente para a rua, foi estabelecida de maneira eficiente para maximizar as instalações vizinhas (escritório). Uma escada comum encontra-se ao lado norte do espaço para maximizar a exposição solar a todas as unidades. As seis unidades de estúdio dispõem de uma superfície arrendável de 20 a 24 m². Na planta das unidades de estúdios, o principal desafio era pensar como levar luz suficiente para as unidades, mantendo a privacidade de cada uma. A ideia de ter ventilação e luz suficientes de dia parecia impossível em uma área densamente ocupada por edifícios, sem falar da manutenção da privacidade.

© Namsun Lee

Nas unidades da Casa do Cone Branco, os terraços são áreas de transição e, portanto, podem ser diagramas como "espaços de estar - terraço - vizinho". Os terraços tem tanto um caráter de permeabilidade, quanto de proteção e, ao mesmo tempo, funcionam como cortinas metálicas que permitem a permeabilidade da luz nas unidades, protegendo a visibilidade a partir do lado de fora. Quando se olha de fora para a sala de estar, as telas de cortina metálica protegem a vista menos atraente do exterior. Muitas vezes, em zonas densamente ocupadas, as janelas do banheiro são pouco funcionais por que não abrem (por uma questão de privacidade). Para resolver esta questão, as janelas dos banheiros desta casa são colocadas ao lado da parede do terraço.

Corte

A galeria de dois pavimentos sobre a planta superior dispõe de uma sala de jantar, cozinha e um pequeno terraço, além de um espaço ao ar livre no térreo, e no nível superior há um amplo dormitório com banheiro. A área aberta é criada ao estabelecer-se um novo espaço de estar a partir do edifício adjacente, para permitir que a luz do sol entre e reduza a linha de visão da unidade.

© Namsun Lee

Como se pode dizer pelo nome Casa do Cone Branco, a forte imagem do arquétipo vem de uma combinação de extração vertical do nível do solo para o terceiro nível e volume cone cônico sobre os últimos pavimentos. Para expressar a forma, no acabamento exterior usou-se o Sistema de Isolamento Térmico Exterior (EIFS), exceto na cobertura inclinada, um desafio, onde utilizou-se policarbonato ondulado transparente. Os parapeitos perfurados e cortinas exteriores nos terraços suavizam a linha de visão nas unidades e permitem, ainda, a abertura exterior nelas.

© Namsun Lee

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A Casa do Cone Branco / apparat-c" [The White Cone House / apparat-c] 30 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769390/a-casa-do-cone-branco-apparat-c> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.