Residência Chiltern / WOW Architects | Warner Wong Design

Residência Chiltern  / WOW Architects | Warner Wong Design - Mais Imagens+ 16

© Aaron Pocock

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os espaços desta residência unifamiliar em Chiltern Drive, no centro de Singapura, foram feitos à mão como se fosse uma roupa, tecendo as necessidades e os desejos dos seus habitantes. A residência aspirava estar profundamente enraizada, conectada com o entorno, com a história do seu desenvolvimento e com o estilo de vida da família. 

A residência foi construída em uma só estrutura de concreto monolítico. O reforço de aço e a marcação das formas de madeira no concreto imprimem o processo de produção nas suas superfícies, com as linhas rugosas no concreto e os elementos de metal nas paredes e cornijas.

© Aaron Pocock

Os espaços interiores da residência foram desenhados para que cada membro da família desfrutasse sua própria intimidade e a comunhão com a natureza. A residência é articulada em torno a uma geometria de planta quadrada, mas a disposição espacial dentro desta moldura simples é uma complexa interação de espaços e conexões grandes e profundas que se estendem em todo o comprimento da casa em várias direções. 

© Aaron Pocock

Estes cômodos alongados atraem o olhar relacionando-se com as vistas ao jardim através das aberturas amplas que margeiam a linha do horizonte e enfatizam as perspectivas exageradas sobre os elementos selecionados dentro de um cômodo. Estas conexões visuais ajudam a unir os habitantes, fazendo com que eles estejam conscientes dos movimentos de cada um dentro da residência, vinculando-os fortemente à casa e ao seu entorno. 

Corte B

A sala de estar e de jantar estão conectadas a um outro espaço com uma piscina em um extremo e um jardim no outro. Ao longo do comprimento do espaços, uma abertura baixa saliente proporciona uma conexão íntima e direta com a paisagem, criando também um banco informal onde é possível acomodar muitas pessoas. Do mesmo modo, a ilha da cozinha se estende através do espaço de pé-direito duplo, desenvolvendo-se paralelamente a uma ampla vista do jardim posterior. Isto faz com que a cozinha se torne um ambiente luminoso e agradável, sendo tanto um espaço social como uma área de trabalho. 

© Aaron Pocock

Com esta linguagem arquitetônica de espaços profundos e amplas aberturas, emolduram-se as vistas lineares dramáticas dos jardins que rodeiam a residência. As vistas para a vegetação proporcionam uma sensação de serenidade e reflexão. O ápice destes pontos de vista está no dormitório principal que se desenvolve ao longo de toda a fachada do pavimento superior, com uma abertura horizontal singular através da sua fachada. Esta ampla abertura possibilita uma vista espetacular e ininterrupta do horizonte, dos subúrbios e mais além. 

© Aaron Pocock

Ainda que a residência tenha sido desenhada como uma experiência integrada do desenho arquitetônico, design de interiores e paisagismo, cada disciplina possui sua expressão e conceito únicos; a arquitetura com sua robusta estética concreta e seu expressivo processo de construção, o paisagismo com quatro níveis de soluções distintas para diferentes objetivos espaciais utilizando estratégias de paisagens tropicais, e o design de interiores com uma grande variedade de artefatos pessoais que sutilmente transmitem a história da família. 

© Aaron Pocock

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Chiltern / WOW Architects | Warner Wong Design" [Chiltern House / WOW Architects | Warner Wong Design] 21 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768813/residencia-chiltern-wow-architects-warner-wong-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.