Museu Nacional dos Coches: Lugar, projeto e Obra

O livro oficial do Museu Nacional dos Coches é uma proposta de abordagem completa ao novo edifício.

via Uzina Books

Esta edição especial da Uzina books, inicia com uma história sobre o Lugar de Belém contada pelo Arquiteto José Manuel Fernandes que faz o enquadramento do novo Museu no âmbito das construções de cariz histórico e patrimonial que compõem esta parte da cidade. 

O Arquiteto Manuel Graça Dias prossegue com um texto de análise à arquitetura do edifício através de um percurso que propõe ao leitor e onde ressaltam os pontos fortes da obra.

via Uzina Books

Segue-se uma notável entrevista feita por Daniele Pisani ao arquiteto autor do Museu – Paulo Mendes da Rocha – que nos esclarece sobre todos os passos importantes desde a ideia inicial até à obra final.

via Uzina Books

O breve texto de Ricardo Bak Gordon – o arquiteto coautor que acompanhou o projeto e obra – antecede um magnifico álbum de fotografias de todo espaço exterior e interior do Museu que corresponde a uma mostra de grande qualidade com a assinatura do conhecido fotógrafo de arquitetura Fernando Guerra.

Por fim, são apresentados os desenhos técnicos do projeto e os depoimentos dos Engenheiros Carlos de Lacerda gestor de obra e de Rui Furtado que explora os aspetos mais desafiantes do processo construtivo.

via Uzina Books

SINOPSE

Durante muitos anos a estrutura urbana que hoje reconhecemos como área turística e monumental de Belém, esteve incompleta.

Mas este lugar que foi ganhando limites precisos e vocação de espaço publico por excelência, manteve até se construir este museu, uma frente não referenciada, que não lhe pertencia, espaço murado onde estiveram instaladas as oficinas de material eléctrico do exercito.

via Uzina Books

É nesse lugar que se constrói o Novo Museu dos Coches.

Este equipamento que se destina à cultura e às artes, dá nota dessa vocação na forma como aborda a questão urbana, o lugar público, a cidade.

Fá-lo precisamente no modo de construir cidade para os cidadãos, de se relacionar com o que já existe num dialogo elaborado, não mimético ou de repetição, mas numa dialéctica própria da cidade onde o tronco dos interesses comuns deve prevalecer às linguagens especificas de cada tempo ou opinião.

via Uzina Books

E esse lugar comum é a possibilidade de “amparar a imprevisibilidade da vida” através da arquitetura, como nos recorda tantas vezes Paulo Mendes da Rocha.

Aqui, nesta parte de cidade, pode reconhecer-se o lugar público antes do edifício público. Através da forma como se integram as casas que constituíram a frente da Rua da Junqueira e que agora tem nova frente para a praça do museu; das passagens de diferentes escalas que fluem para o lugar do museu com informalidade, como nos habituamos a experimentar na cidade espontânea; ou ainda através do sistema de circulações exteriores e interiores em variadas altimetrias que emprestam a todo o lugar uma visão plural e optimista da vida urbana.

É neste território,  intervalo entre espaços formais e informais, que se há-de celebrar a plena cidadania.

via Uzina Books

FICHA TÉCNICA

ISBN:  978-989-8456-78-6-0
Formato:  240 x 280mm
Nº Paginas:  142
Data:  05/2015
Idiomas:  Português / Inglês
Autores Convidados:  Arquiteto Paulo Mendes da Rocha
Fotografia:  Fernando Guerra I FG+SG
€19.90

via Uzina Books

Para mais informações, clique aqui.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Museu Nacional dos Coches: Lugar, projeto e Obra" 30 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767714/museu-nacional-dos-coches-lugar-projeto-e-obra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.