O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estádio Olímpico
  4. França
  5. Herzog & de Meuron
  6. 2015
  7. Estádio Matmut Atlantique / Herzog & de Meuron

Estádio Matmut Atlantique / Herzog & de Meuron

  • 05:00 - 29 Maio, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Estádio Matmut Atlantique / Herzog & de Meuron
© Iwan Baan
© Iwan Baan
  • Arquitetos

  • Localização

    Cours Jules Ladoumegue, 33300 Bordeaux, França
  • Colaboradores

    Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Stefan Marbach (Colaborador Responsável)
  • Área

    77090.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Francis Vigouroux © Iwan Baan © Iwan Baan © Francis Vigouroux + 9

  • Equipe de Projeto

    Tobias Winkelmann (Diretor de Projeto), Paul Vantieghem (Diretor Administrativo), Thomas de Vries (Diretor Administrativo) Farhad Ahmad (Visualizações), Alexandria Algard, Edyta Augustynowicz (Tecnologia Digital), Florian Becker, Aurélie Blanchard, Claire Clément, Arianna Conca, Corina Ebeling, Martin Erlandsson, Billy Guidoni, Yuko Himeno, Elisabeth Hinz, Marc Hölscher, Julia Jamrozik, Hamit Kaplan, Thorsten Kemper, Evert Klinkenberg, Solène Le Gallo, Christina Liao (Animações), Aron Lorincz (Visualizações), Donald Mak (Colaborador), David Palussiere, Kevin Peter, Yann Petter, Louis Putot, Susanna Rahm, Steffen Riegas (Tecnologias Digitais), Christoph Röttinger (Colaborador), Amanda Hope Sachs Mangold, Katharina Schwiete, Günter Schwob (Workshop), Jan Skuratowski, Johannes Staudt, Ida Sze, Masato Takahashi, Raha Talebi, Miriam Waltz, Shuo Susan Wang, Romy Weber, Claudia Winkelmann, Mika Zacharias (Visualizações), Christian Zerreis
  • Consultoria de Projeto

    Herzog & de Meuron France SARL, Paris, França
  • Projeto Executivo

    Groupe 6, Grenoble, França
  • Engenheiro Elétrico

    Egis Bâtiments Sud-Ouest, Toulouse, França
  • Engenharia

    Egis Bâtiments Sud-Ouest, Toulouse, França
  • Paisagismo

    Michel Desvigne Paysagiste, Paris, França
  • Engenheiro Mecânico

    Egis Bâtiments Sud-Ouest, Toulouse, França
  • Engenheiro Sanitário

    Egis Bâtiments Sud-Ouest, Toulouse, França
  • Engenheiro Estrutural

    Cabinet Jaillet-Rouby, Orléans, France Structures Ile de France, Monrouge, França
  • Engenheiro Civil

    Ingerop, Courbevoie, França
  • Manutenção

    Vinci Facilities, Rueil Malmaison, França
  • Topógrafo

    Mazet & Associés, Paris, França
© Francis Vigouroux
© Francis Vigouroux

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo estádio de Bordeaux se apresenta leve e aberto; é elegante, se é que tal término pode ser utilizado para um edifício deste tamanho. Sua pureza e claridade geométrica inspiram uma sensação de monumentalidade e graça. Alguém poderia ser tentado a compará-lo a um templo clássico, mas diferentemente da base elevada de um templo, as grandes escadas do estádio atenuam os limites entre o exterior e o interior. Inumeráveis colunas nas escadas acompanham os visitantes em seu caminho para dentro e fora do estádio. A fusão das escadas e colunas forma um gesto de abertura e acessibilidade.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Deu-se atenção especial a integração da estrutura na grande paisagem de Bordeaux. A disposição geométrica minuciosa da estrutura do estádio e suas colunas refletem o padrão criado pelas árvores e os caminhos na paisagem circuncidante. O estádio é feito para este lugar específico - uma paisagem plana e aberta, nas imediações do Centro de Exposições de Bordeaux, estendendo-se ao longo da margem do lago. "Elegância" converteu-se em um termo depreciado ao descrever uma arquitetura, erroneamente, pois assim que se percebe o legado urbano e arquitetônico de Bordeaux se vê elegância. Nós nunca buscamos inspiração na parte histórica da cidade, com seus impressionantes edifícios e monumentos feitos de pedra calcária. Grande parte do que percebemos como elegância em Bordeaux vem de uma unidade e homogeneidade em escala e materialidade e da sua precisão e pureza formal. Não poderíamos copiar esta atmosfera mas, sem dúvida aprendemos com ela.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Um estádio para 42.000 pessoas

Acolhendo um máximo de 42.000 pessoas, o estádio abraça a área de jogos e sua geometria proporciona uma visibilidade ótima para todos, junto com uma máxima flexibilidade em termos de capacidade e usos. O estádio é multifuncional e está desenhado para acomodar um rico e diversificado programa: não somente partidas de rúgbi e futebol, mas também espetáculos, concertos e eventos de empresas.  

© Francis Vigouroux
© Francis Vigouroux

O estádio é composto por dois níveis sobrepostos e divididos em quatro setores. A parte inferior da cobertura, visualmente uniforme, guia o olho para o campo, ao mesmo tempo em que permite a passagem de luz solar. Sua estrutura mostra o interior do estádio para não distrair a atenção dos espectadores. 

© Francis Vigouroux
© Francis Vigouroux

Ao colocar o estádio sobre o nível do solo cria-se uma base compacta que abriga todas as funções programáticas em um volume uniforme e simétrico. Esta base inclui os espaços VIP distribuídos uniformemente entre leste e oeste, e áreas adjacentes aos espaços reservados aos jogadores para os meios de comunicação. A simplicidade arquitetônica e as linhas puras do estádio asseguram fluxos suaves de espectadores e facilidade de orientação. 

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Base, Estrutura e Cobertura

O estádio pousa sobre um pedestal protegido por uma cobertura retangular. A escolha desta forma pura e quase abstrata responde com clareza e de maneira eficiente às condições naturais do local e ao fluxo principal de espectadores de leste a oeste.

© Francis Vigouroux
© Francis Vigouroux

Este retângulo branco parece projetado em direção ao solo graças a multiplicidade de colunas esbeltas. Uma linha de quiosques de comida e banheiros ondula através deste bosque de colunas, ativando-se pelo movimento da multidão. Ao mesmo tempo densa e leve, esta estrutura cria um volume retangular que emerge do contorno esculpido e orgânico do estádio.

© Francis Vigouroux
© Francis Vigouroux

Este conceito arquitetônico confere uma identidade específica ao novo estádio de Bordeaux. O volume diáfano abre-se à paisagem circuncidante, enquanto as grandes escadas expressam o fácil acesso. Sua transparência revela toda a energia e as atividades que serão desenvolvidas neste terreno em uma parte nova e vibrante de Bordeaux.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Herzog & de Meuron
Escritório
Cita: "Estádio Matmut Atlantique / Herzog & de Meuron" [Matmut Atlantique Stadium / Herzog & de Meuron] 29 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767645/novo-estadio-de-bordeaux-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.