O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Holanda
  5. Barend Koolhaas
  6. 2015
  7. Residência em Almen / Barend Koolhaas

Residência em Almen / Barend Koolhaas

  • 11:00 - 29 Maio, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência em Almen / Barend Koolhaas
Residência em Almen / Barend Koolhaas, © Jeroen Musch
© Jeroen Musch

© Jeroen Musch © Jeroen Musch © Jeroen Musch © Jeroen Musch + 22

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena residência no campo foi desenhada ao redor de uma abertura panorâmica com vista para o jardim e para a paisagem circuncidante. Em 17,5 metros de largura, do chão ao teto, a trama de vidro atenua o limite entre o interior e o exterior. A estrutura longitudinal guia o olho em um "passeio" pela paisagem; um grupo denso de árvores próximas e longínquas, nos campos agrícolas mais afastados.  

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Para capturar o panorama da melhor maneira possível, a fachada de vidro foi colocada em um ângulo específico, conferindo à residência uma planta triangular característica. A hipotenusa do triângulo é a parede de vidro, o lado adjacente é alinhado com a lateral da casa vizinha e o lado oposto é a fachada frontal que está desenhada para remeter aos celeiros locais. 

Planta Baixa
Planta Baixa

Ao aproximar-se da fachada frontal, uma pequena abertura é vista através da casa e a parede envidraçada cria a impressão de que na realidade não existe casa por trás dela, como em um set de filmagem "ocidental". A "esbeltez" da fachada semi-tradicional se vê reforçada por uma grande abertura zenital na entrada; aqui, a abundante luz solar faz com que se sinta como se estivesse a um passo do exterior. 

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Atravessando a entrada e chegando à sala de estar/cozinha, a vista se abre pouco a pouco até que o plano triangular converte-se em um ângulo de visão em direção a paisagem. Deste ponto, a vista é emoldurada no lado direito por uma árvore que foi cortada para sustentar o teto e o pavimento superior. No lado esquerdo a vista desaparece por trás de uma escada que conduz o visitante através de um espaço vertiginoso de superfícies angulares que resultam da combinação da planta e do teto triangular. Acima, uma janela de grande tamanho é detalhada para parecer como uma abertura no teto que se aproxima das copas das árvores.

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch
Cita: "Residência em Almen / Barend Koolhaas" [House in Almen / Barend Koolhaas] 29 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767643/residencia-em-almen-barend-koolhaas> ISSN 0719-8906