Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha + Ricardo Bak Gordon

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 2 de 115Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 3 de 115Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 4 de 115Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 5 de 115Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Mais Imagens+ 110

Lisboa, Portugal
  • Colaboradores: Edison Hiroyama, Giovanni Meirelles, José Paulo Gouvêa, Luís Pedro Pinto, Pedro Serrazina, Marina Sabino, Nuno Velinho, Rui Cancela, Sónia Silva, Vera Higino, Walter Perdigão
  • Coordenação Do Projeto De Execução: Nuno Costa
  • Fundações, Estruturas, Instalações Hidráulicas, Instalações Elétricas, Ited, Gás, Aquecimento E Ventilação, Térmica, Acústica, Segurança: AFA Consult - eng. Rui Furtado
  • Paisagismo: Proap
  • Projeto Expositivo: Nuno Sampaio
  • Sinalização: António Queirós Design
  • Coordenação Do Projeto De Execução De Especialidades: Armando Vale
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 71 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto para as novas instalações do Museu dos Coches levanta, primordialmente para a arquitetura, duas questões básicas.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 5 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

Do lado da Museologia, um critério básico para a exposição do notável patrimônio; do lado do Urbanismo, a implantação no recinto monumental, amparada no projeto governamental “Belém Redescoberta”.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 61 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

Na Museologia, o projeto adota um critério centrado na idéia da preservação definitiva, para sempre, do tesouro guardado e a um só tempo visitado. Considerada a visita sob todas as formas possíveis de desdobramentos quanto à memória histórica, enquanto construção intelectual no tempo. Arte e técnica em constante andamento. Exposições e Oficinas, cenários cambiáveis. Som e imagens virtuais associadas aos artefatos originais.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 25 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

No Urbanismo, uma disposição espacial empenhada na integridade do recinto, principalmente no caminhar da população turística já presente e certamente ampliada com a nova vitalidade que surge.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 77 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

É de se notar aqui, dois eventos: a passagem aérea de pedestres presumida, na seqüência da Calçada da Ajuda até os jardins junto ao Tejo, no ancoradouro (transpondo Av. Índia, Av. Brasília, ferrocarril) e o conjunto de edificações preservadas (Belém Redescoberta), ao longo da R. Junqueira confrontando aos fundos com a área do Museu, antiga R. Cais da Alfândega Velha, com grande encanto para o lugar.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 66 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

Estimula a iniciativa do pequeno comercio local e particular. São estas as raízes do Projeto que agora, junto aos desenhos e imagens de modelo estamos apresentando.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 7 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

Não se trata de subestimar o programa estabelecido com todas suas funções e áreas determinadas, bem como os horizontes da verba destinada para o empreendimento. Estes são dados, digamos, inquestionáveis.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 80 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG
Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 100 de 115
Corte
Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 79 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

Como se vê, a construção está proposta de modo dual, pavilhão principal, nave suspensa para as exposições e um anexo com recepção, administração, restaurante, auditório e amparando estrategicamente a tomada, em rampas, para a passagem publica de pedestres até o Tejo. Esta peculiar disposição espacial cria um pórtico com a ligação aérea entre os dois edifícios de entrada para a pequena praça interna, um largo, para onde se voltam, (uma nova frente) as construções preservadas na R. Junqueira agora abertas para o recinto na forma, eventualmente, de pequenos cafés, livrarias ... no que era a R. Cais Alfândega Velha, interessante recomposição da mesma coisa. Seria de se notar, as cotas destes espaços e sua interlocução na dinâmica dos passantes, por dentro e por fora do que é, na totalidade, o Museu enquanto um lugar público. Rigorosamente protegido e imprevisivelmente aberto.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 90 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

Adotou-se, além das escadas de segurança exigidas por lei, todo o acesso feito através de elevadores especiais, hidráulicos, que asseguram controle da capacidade dos espaços expositivos. Foi dada ênfase especial à parte de segurança e à do conforto e apoio aos funcionários do Museu. Para as crianças, fica reservada área especial na esplanada térrea do Museu com um jardim na fachada leste e junto ao pavilhão de acesso dos visitantes às exposições. Na face oposta voltada para a praça Afonso Albuquerque, na mesma esplanada pública térrea, fica uma grande cantina com caráter popular, aberta e com mesas também nas calçadas.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 30 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

Gostaríamos ainda que fosse notada a ligação aérea entre o recinto das exposições e a administração. Com uma vista para o Tejo. Muito útil para os serviços em geral, para a política de segurança. E as amplas visuais, do Restaurante elevado, para o lado do Atlântico, dos Jerônimos, da Administração voltada para o Estuário, para o largo interno, os jardins do Museu.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 24 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

A construção fica definida pelo afloramento das fundações em concreto armado, com relativa concentração de cargas como recomendam as condições do solo, onde se apóiam as treliças metálicas revestidas, configurando as grandes paredes do Museu.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 2 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

Para os estacionamentos excluímos a solução subterrânea, devido às águas de subsolo, drenagem da esplanada e movimentação de terras com parco aproveitamento final e prejuízo da tranqüilidade do recinto. Sugerimos o estacionamento elevado proposto junto às barcas, com capacidade para 400 veículos e pequena ocupação no território. Que poderia ainda ser repetido oportunamente enquanto protótipo no projeto Belém Redescoberta.

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 17 de 115
© Fernando Guerra | FG+SG

O exame dos desenhos e modelo podem esclarecer melhor estas breves notas. 

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 96 de 115
Planta Baixa - Térreo
Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 107 de 115
Maquete
Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 97 de 115
Planta Baixa - 1º Pavimento
Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 110 de 115
Maquete
Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha +  Ricardo Bak Gordon - Imagem 98 de 115
Planta Baixa - 2º Pavimento

São Paulo, 28 de maio de 2008
Paulo Mendes da Rocha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Museu dos Coches, Praça Afonso de Albuquerque, 1300-004 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha + Ricardo Bak Gordon" 25 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767363/museu-dos-coches-paulo-mendes-da-rocha-mmbb-arquitetos-bak-gordon-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.