Edifício Comercial Herostrasse / Max Dudler

Edifício Comercial Herostrasse / Max Dudler - Mais Imagens+ 9

  • Construtora: Allreal Generalunternehmung AG
  • Locatário Principal: Pöyry Management Consulting (Schweiz) AG
  • Administradores Do Projeto: Clemens Wagner, Daniel Pescia
  • Equipe De Projeto: Valentin Niessen, Hannes Reichel
  • Engenharia Estrutural: wlw Bauingenieure AG
  • Planejamento Elétrico: bürgin & keller management & engineering ag
  • Serviços Construtivos: Aicher, De Martin, Zweng AG
Energie- und Gebäudetechnikingenieure
  • Acústica E Estrutura: Kopitsis Bauphysik AG
  • Planejamento Da Fachada: gkp fassadentechnik ag
  • Proteção Contra Incêndio: BDS Security Design AG
  • Custos De Construção: CHF 40 milhões (construção básica)
  • Cidade: Zurique
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Stefan Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. No plano de desenvolvimento desenhado por Max Dudler, em 2001, a construção entre o edifício da IBM no sul e o edifício Campi a oeste, são as principais edificações no norte do conjunto. Além disso, emoldurado pelos edifícios, o parque urbano estabeleceu-se entre o edifício principal e o anexo. 

© Stefan Müller

O desenho do novo edifício distingue-se da linguagem projetual da edificação vizinha, do IBM, onde foram utilizados como principais elementos pedra e vidro. Os formatos dos vãos da nova construção são idênticos em sua proporção aos que estão nos pavimentos-padrão do edifício IBM. Entretanto, diferentemente desta construção, que é dividida em base, corpo e crista, o edifício comercial em Herostrasse conta com uma composição horizontal de pavimentos. Esta estruturação é destacada por uma linha sombreada marcada entre as plantas. As fachadas dos pavimentos individuais consistem em uma fila de elementos em forma de T, separados por uma peça de ajuste.

© Stefan Müller

A fachada do edifício comercial é feita de elementos de pedra artificial, alisados e polidos com uma superfície de alta qualidade e um brilho mate consistente. Graças a isto, a aparência do edifício varia em função do ponto de vista. A pedra artificial consiste em um concreto escuro tingido, refinado com agregado de pedra natural preto esverdeado. As arestas vivas foram enfatizadas oticamente com um processo de acidificação especial.

Planta Baixa

Tal fato acentua a fachada e faz com que as janelas pareçam ser "esculpidas diretamente na pedra". Os elementos visíveis das esquadrias também foram reduzidos em um mínimo possível, por isso são quase imperceptíveis. As janelas, com envidraçamento simples externo e triplo interno proporcionam um excelente isolamento térmico e proteção solar. Para evitar o embaçamento nas janelas, a cavidade da fachada é periodicamente lavada com ar seco purificado. 

© Stefan Müller

O acesso principal e os laterais do desenho clássico de três níveis são estabelecidos em reentrâncias ladeadas pelo grande formato das lajes de pedra artificial. O material da fachada reflete-se, em menor escala, nas áreas comuns do interior do edifício: no hall principal e lateral, assim como nas áreas de entrada aos pavimentos individuais que estão revestidos por pedra artificial e rodapés de grande altura. Eles formam uma simbiose com os painéis de alvenaria e teto de madeira, outorgando às áreas uma qualidade especial.

© Stefan Müller

O prestigioso hall principal é reforçado pelo revestimento de pedra natural no núcleo do elevador. Mármore do Vale Aosta foi utilizado em um padrão espelhado, remetendo aos conhecidos halls de escritórios de Nova Iorque ou Chicago.  

© Stefan Müller

Altstetten está na parte ocidental da dinâmica cidade de Zurique e foi um centro de atração para empresas da indústria de IT, bancos e serviços há algum tempo. Além da IBM, as empresas, tais como USB, ABB Micafil e BASF também possuem escritórios neste lugar.

© Stefan Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Herostrasse 12, 8048 Zurique, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial Herostrasse / Max Dudler" [Herostrasse Office Building / Max Dudler] 20 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766963/herostrasse-office-building-max-dudler> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.