Primeiro lugar no concurso para o Polo Tecnológico La Matanza / Buenos Aires

A equipe liderada pelos arquitetos argentinos Matías Beccar Varela e Jano de la Vega foi premiada com o primeiro lugar no concurso de ideias para o Polo Tecnológico La Matanza, cujo objetivo era incentivar a pesquisa, o desenvolvimento e a capacitação científica e tecnológica orientada para equipamentos hospitalares.

Veja a seguir a proposta vencedora do concurso.

Esquema: conceitos e sustentabilidade. Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

Dos arquitetos: a primeira decisão da equipe foi localizar a extremidade do conjunto o mais próximo possível do hospital. O restante do terreno foi resolvido como um parque para a comunidade, projetado de forma a poder absorver o futuro crescimento do Polo.

A praça existente é tomada como ponto de inflexão com o pequeno bairro adjacente e frente a ela se localiza a nova praça, conectando o bairro com o Camino de Cintura e reconstruindo um eixo verde que favorece a integração com o resto da cidade.

Contexto geral. Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

O projeto do edifício em si se desenvolve em duas partes claramente distintas:

A primeira é denominada Edificio Cabecera, edificação desenvolvida em três níveis e em claro diálogo com o Hospital Balestrini.

Corte longitudinal

A segunda parte se desenvolve na porção mais estreita do terreno e abriga as incubadoras de empresas.

Plantas

Unindo todo o conjunto, o denominado conector peatonal liga as incubadoras entre si e com o Edifício Cabeceira, constituindo o elemento fundamental da identidade do Polo.

Proposta sustentável

Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

O edifício aproveita a orientação Nordeste, ideal para o aproveitamento do sol já que permite o controle da incidência solar no verão e no inverno.

Além disso, o grande volume necessário para o programa se dissolve para evitar plantas muito profundas, permitir um correto isolamento de todos os setores e receber a brisa fresca do verão.

Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

Unindo os volumes, o Conector se apresenta como um elemento que, por seu desenho em corte, recebe o máximo de incidência solar no inverno e a bloqueia completamente no verão.

A cobertura do conector serve também como um grande coletor de água pluvial, usada no abastecimento dos banheiros e irrigação de todo o complexo.

Detalhe constructivo

No Edifício Cabeceira a continuidade espacial dos três níveis e a diferença de pressão causada pela elevada temperatura na parte superior da edificação criam um "efeito chaminé" que ajuda no resfriamento dos espaços internos do edifício.

O Polo Tecnológico é uma grande oportunidade para provar o funcionamento de uma arquitetura verdadeiramente sustentável, tendo como variável sua implantação concreta para propiciar um aproveitamento energético real e, assim, integrar-se com o menor impacto possível em seu entorno natural, urbano e social.

Maquete. Cortesia de Equipe Primeiro Lugar
  • Concurso

    Concurso de ideas Diseño del Polo Tecnológico La Matanza
  • Prêmio

    Primeiro lugar
  • Arquitetos

    Matías Beccar Varela, Jano de la Vega
  • Localização

    Ciudad Evita, Província de Buenos Aires, Argentina
  • Colaboradores

    Marina Valor, Malcolm Berri, Hernán Yapura y Filipa Guimarães
  • Área

    7.864 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. "Primeiro lugar no concurso para o Polo Tecnológico La Matanza / Buenos Aires" [Primer lugar en concurso Polo Tecnológico La Matanza / Buenos Aires] 05 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766274/primeiro-lugar-no-concurso-para-o-polo-tecnologico-la-matanza-buenos-aires> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.