Residência Los Algarrobos / MasFernandez Arquitectos + Claudio Tapia

Residência Los Algarrobos / MasFernandez Arquitectos + Claudio Tapia - Mais Imagens+ 24

Colina, Chile
  • Arquitetos Responsáveis: Cristóbal Fernández, Claudio Tapia, Antonio Mundi
  • Calculista: Ingevsa - Eduardo Valenzuela
  • área Do Terreno: 2500 m2
  • Cidade: Colina
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na periferia de Santiago, no vale de Chicureo, em uma urbanização que agrupa terrenos de 5.000 m², planos e com uma vegetação nativa a base de espinhos e gramíneas. Ele surge a partir do desejo de uma jovem família com 4 filhas mulheres que procurava na periferia a possibilidade de ganhar espaço. Criar uma nova vida com múltiplas atividades sobre o mesmo terreno é parte do objetivo do projeto.

© Nico Saieh

O início do desenho foi marcado pela ideia de criar um sistema que funcionasse sobre os 5.000 m2, e que abrigasse quadra de tênis, horta, piscina, área de churrasqueira, playground e uma grande parte livre e coberta de grama que servisse, futuramente, como quadra de futebol. O desenho da residência ocupa toda a largura do terreno e apresenta duas rupturas na fachada, uma em direção ao jardim frontal e outra ao jardim posterior. 

© Nico Saieh
Planta baixa - primeiro pavimento
© Nico Saieh

Com uma planta em forma de "Y", a residência recebe o visitante através de uma sobreposição de planos, criando uma área de transferência que se abre ao jardim e acolhe as diversas atividades propostas. O jardim possui uma geometria dominante a base de rupturas que acompanham e reforçam a arquitetura da residência com um percurso perimetral bem definido que leva às diferentes atividades.

© Nico Saieh

O projeto é dividido programaticamente em 3 grandes áreas (serviço, estar/ jantar e dormitórios) que convergem no acesso, um único ponto de transparência que conecta a rua com o jardim. Com sistemas autônomos, cada uma destas áreas funciona por si própria. Na parte dos dormitórios, as peças conectam-se entre si através de portas de correr, criando um grande espaço para as mulheres da casa. Sobre este e, diretamente conectados, estão a sala de estar com TV e o escritório. O dormitório principal, como um apartamento independente, é separado do restante através de um pátio interior que lhe confere intimidade.  

Os materiais nobres, tijolo e concreto, conferem um caráter de atemporalidade a obra, que desde seu início pretendeu ser composta por linhas retas a fim de não cair em modismos e tendências que passam com o tempo.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 05 maio, 2015

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Los Algarrobos / MasFernandez Arquitectos + Claudio Tapia" [Casa Los Algarrobos / MasFernandez Arquitectos + Claudio Tapia] 11 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766250/residencia-los-algarrobos-masfernandez-arquitectos-plus-claudio-tapia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.