Olympia Club / NO Arquitectos

Olympia Club / NO Arquitectos - IluminaçãoOlympia Club / NO Arquitectos - FachadaOlympia Club / NO Arquitectos - Prateleira, CadeiraOlympia Club / NO Arquitectos - Imagem 5 de 21Olympia Club / NO Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Autor: José Carlos Nunes de Oliveira
  • Colaboradores: André Oliveira, Hugo Araújo, Juliana Costa
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Olympia Club / NO Arquitectos - Fachada
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de reabilitação do edifício Cinema Olympia (conhecido, desde a década de 90, por  Bingo Olympia) em restaurante e discoteca de luxo.

Desenhar uma discoteca assusta, pode ser perverso. As exigências do público e o objectivo do  cliente é inverso a muito daquilo em que acredito na arquitetura. As keywords são: diversão,  vaidade, excesso, fantasia e representação à procura de legitimidade. Talvez como defendia A.  Loos, austeridade e delito possam coexistir, dependendo do estado crítico da consciência  sobre os factos e a sua adequada resolução. Fui ler.

Olympia Club / NO Arquitectos - Sofá, Mesa, Janela
© Arménio Teixeira

O Cinema Olympia foi inaugurado em 1912, as notícias anunciavam “instalações modelares,  elegantes e luxuosíssimas”. Ao longo dos seus 100 anos de existência foi alvo de diversas  utilizações e alterações aos seus interiores, restando apenas a fachada original. Nos anos 80  deixou de ser cinema e transformou‐se em espaço de jogo. Nessa altura sofreu uma profunda  intervenção, perdendo definitivamente as qualidades da ampla sala e a riqueza ornamental  descrita nos documentos históricos. Quando iniciamos o projeto, confrontamo‐nos com um  interior anônimo e sem valor patrimonial.  

A  alteração  de  utilização  do  edifício  como  restaurante/club  preserva  a arquitetura.  Restauramos a fachada original, eliminamos as adições descaracterizadoras e adaptamos os  seus interiores às exigências técnicas da nova utilização.

Olympia Club / NO Arquitectos - Prateleira, Cadeira
© Arménio Teixeira

Proposta de alteração:  

1. Deslocalização de uma escada;  

2. Criação de sanitários públicos (1º andar) e de sanitários de total mobilidade;  

3. Divisão do espaço contínuo em duas salas – piso 0 e piso 1.  

Corte

Proposta de reabilitação:  

1. Concepção de mobiliário estruturante (bar e cabine de DJ), fixo (camarotes) e móvel  (candeeiros, cadeiras, mesas,…);

2. Substituição  e  adição  de  novos  revestimentos  de  paredes  e  tectos,  forçada  por  exigências de tratamento acústico;  

3. Substituição de iluminação e decoração.  

O edifico desenvolve‐se em de 3 pisos, 2 pisos acima da cota de rua e 1 piso abaixo.  O piso térreo e o primeiro andar são abertos ao público.  O piso térreo é dedicado à restauração e fora de horas à dança. O primeiro andar é ocupado  pela administração, clubbing privado e eventos. 

Olympia Club / NO Arquitectos - Imagem 9 de 21
© Arménio Teixeira

O pedido insistente de decoração, formas e cores temáticas foram contornadas pela proposta  de um único revestimento de parede contínuo, com forma, luz e cor. 

No centro das nossas preocupações residia uma dúvida: Como materializar a resposta aos altos padrões de exigências acústicas, de segurança e  de  resistência e durabilidade dos materiais? 

Olympia Club / NO Arquitectos - Iluminação
© Arménio Teixeira

Uma casca em chapa de aço, sulcada pela luz – programação RGB de Led – reveste o sistema  de absorção acústica aplicado sobre as paredes exteriores. A densidade da chapa de ferro e os  cortes na parede de chapa auxiliam à absorção acústica ‐ ajudou a A. Loos!   

Pelo espaço uma flor constrói os diversos tectos de diferentes formas.  As portas exteriores foram acolchoadas.  A fachada, relativamente bem conservada, foi alvo de uma limpeza, reconstituição pontual de  rebocos desagregados e pintura.  

Olympia Club / NO Arquitectos - Sofá, Mesa, Cadeira
© Arménio Teixeira

Tendo como referência a Rua Passos Manuel, optamos pela utilização de uma gama de cinzas  claros, bem sedimentados nesta paisagem urbana, devolvendo ao Olympia a sua singularidade  e destacando‐o dos tons ocres que o fundiam com o Coliseu.  

Planta - Térreo

Localização do Projeto

Endereço:Rua de Passos Manuel, 4000 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Olympia Club / NO Arquitectos" 26 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765914/olympia-club-no-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.