Creche Shichigahama Tohyama / Takahashi Ippei Office

Creche Shichigahama Tohyama / Takahashi Ippei Office - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Takahashi Ippei Office; Takahashi Ippei Office
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1069
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan
  • Estrutura: Konishi Structural Engineers
  • Climatização E Mep: Kankyo Engineering
  • Empreitero Geral: Matsui Kensetsu K.K.
  • Pinturas Para Piscina E Sinalizacçao: Tomoko Nagai, Tomio Koyama Gallery
  • Suporte Financeiro: Singapore Red Cross Society
  • Assessor: Yasuaki Onoda, ArchiAid
  • Cidade: Shichigahama
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reconstrução de uma creche pública afetada pelo terremoto e tsunami de Tohoku de 2011. Foi realizado como "um projeto de liderança para a restauração criativa". Localizada perto do oceano, a escola está em uma área tranquila, cheia de natureza. Eu queria que o novo edifício estivesse em harmonia com o meio que não perturbasse a atmosfera.

Planta Térreo

Para atingir estes objetivos, decidi manter um gabarito baixo, tornando sua estrutura horizontal. Como resultado, a creche tem uma aparência modesta, com um pé-direito baixo e um grande pátio onde não se tem uma sensação claustrofóbica. Este pátio pode ser tratado como parte da natureza. Além disso, a nova construção assimila a natureza do lado de fora com o pátio. Uma série de espaços semi-exteriores que enfrentam o pátio ligam o edifício com o seu ambiente externo.

© Iwan Baan

Dessa forma, as crianças podem correr ao redor do viveiro tanto no interior, quanto no exterior. A presença do edifício torna-se uma pequena parte da natureza e integra-se com o ambiente externo. O pensamento por trás dessa construção é semelhante ao de monumentos antigos em ruínas. Em outras palavras, este edifício não é uma creche normal, mas sim um ambiente onde crianças e adultos podem passar o tempo nos campos. Um espaço que gera uma sensação de liberdade pouco convencional.

Detalhe Corte Leste-Oeste

A parte externa foi projetada a partir de uma série de conversas com os usuários e pessoas que vivem na área vizinha. Eu não atendi seus pedidos em relação à creche ser um edifício em forma de caixa. Em vez disso, arranjei os edifícios em volta do pátio, a fim de ajudar os espectadores a visualizar o processo de construção.

© Iwan Baan

Isto ocorreu também pelo fato do prefeito da cidade ter exigido maior velocidade para a reconstrução. Eu poderia facilmente imaginar (no concurso de projeto) que eu deveria atualizar e executar o projeto o mais rápido possível de acordo com as demandas, a gosto ou contragosto, na implicação moral em virtude das atividades de reconstrução. Contudo, também tive que fazer e manter a "qualidade formal", um certo simbolismo da arquitetura, já que os moradores também confiaram em mim para produzir uma eternidade, um símbolo, como uma oração pela reconstrução.

Detalhe Corte Sul-Norte

O pátio quadrado é visto como um oco simbólico e funciona como a ordem para os agregados caóticos. É por isso que essa arquitetura é complexa em sua forma. Porém, isso gera uma variedade de experiências e funciona como se fosse uma pequena aldeia.

© Iwan Baan

A "parede reluzente" é feita de chapas inox de 0,3 milímetros como um envelope do edifício. Eu quis criar a sensação de passar por uma "Byobu" (biombo japonês), que artesãos criam, em oposição à ideia de simplesmente entrar em um edifício com painéis pré-fabricados. Eu também dei às suas paredes durabilidade, porque eles estão localizadas perto do oceano. Além disso, a razão para esta parede deslumbrante é redefinir a mentalidade dos visitantes com um início de tirar o fôlego, fazê-los experimentar com novos olhos, e lembrar a memória da reconstrução como o esforço de todos, enquanto geralmente os edifícios são tão facilmente esquecidos na correria diária.

Fachada Sul
Fachada Norte

Na parte frontal do edifício, há um lounge com uma grande porta aberta, onde os moradores podem se reunir e se comunicar uns com os outros em um ambiente amigável. A creche Shichigahama Tohyama é mais do que uma escola: é um jardim para os habitantes da cidade. Esperamos que o projeto seja vivenciado por todos na cidade e que, um dia, torne-se parte de sua história.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shichigahama, Distrito Miyagi, Miyagi, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche Shichigahama Tohyama / Takahashi Ippei Office" [Shichigahama Tohyama Nursery / Takahashi Ippei Office] 17 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765477/creche-shichigahama-tohyama-takahashi-ippei-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.