O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Primeiro lugar no concurso para a transformação do "Real Seminario de Bergara" / VAUMM

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Primeiro lugar no concurso para a transformação do "Real Seminario de Bergara" / VAUMM

Primeiro lugar no concurso para a transformação do "Real Seminario de Bergara" / VAUMM

A Prefeitura de Bergara (País Basco, Espanha) promoveu um concurso de ideias para a reforma do interior do Real Seminario de Bergara, um edifício central para a cidade, com alto valor histórico e protegido pelas leis de patrimônio do Governo Basco.

Assim, as equipes participantes deveriam apresentar ideias capazes de, por um lado, promover e gerar a maior confluência possível de usos, e, por outro, não alterar o valor patrimonial do edifício existente. Nesse sentido, a organização valorizou as intervenções que pudessem ser completamente desmontadas, restituindo o estado original do edifício.

A proposta do escritório VAUMM foi eleita a vencedora do concurso. Sua intervenção tem 1.120 m² e o projeto executivo será finalizado em meados deste ano - o prazo para a conclusão da obra é maio de 2016.

Veja mais detalhes sobre o projeto vencedor, a seguir.

Dos arquitetos: frequentemente busca-se proteger o patrimônio arquitetônico embalsamando-o, congelando sua imagem, convertendo-o, assim, em um objeto ornamental. Essa abordagem esquece que a finalidade da arquitetura é prestar um serviço, e que, portanto, a melhor maneira de resguardar o patrimônio é mantê-lo vivo, cheio de usos e atividades.

Maquete. Cortesia de VAUMM
Maquete. Cortesia de VAUMM
Maquete. Cortesia de VAUMM
Maquete. Cortesia de VAUMM

Nesse sentido, o projeto de reabilitação da igreja do Real Seminario de Bergara mantém a configuração espacial original tardo-barroca do século XVIII do antigo templo, porém, oferece à grande sala infraestruturas móveis que permitem uma grande variedade de usos e atividades em seu interior.

Esquemas. Cortesia de VAUMM
Esquemas. Cortesia de VAUMM

Aproveitando o desnível existente entre a nave principal e a rua, foram colocados três móveis compactos que, fechados, servem de suporte para diferentes exposições, ao passo que abertos servem de apoio para até 350 assentos. O altar se converteu virtualmente em um espaço cênico, e a cúpula e seus detalhes ornamentais permitem ocultar diferentes sistemas de iluminação e ventilação, convertendo o antigo espaço de culto em uma sala cultural multifuncional que manterá vivo o patrimônio arquitetônico de Bergara.

Cortesia de VAUMM
Cortesia de VAUMM
  • Concurso

    Transformação da Igreja do Real Seminario de Bergara en espacio cultural polivalente
  • Prêmio

    Primeiro lugar
  • Arquitetos

  • Localização

    20570 Bergara, Gipuzkoa, Espanha
  • Maquete

  • Ano do projeto

    2014

Ver a galeria completa

Cita: Valencia, Nicolás. "Primeiro lugar no concurso para a transformação do "Real Seminario de Bergara" / VAUMM" [VAUMM, primer lugar en concurso de ideas para convertir iglesia en sala polivalente cultural / España] 19 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765443/primeiro-lugar-no-concurso-para-a-transformacao-do-real-seminario-de-bergara-vaumm> ISSN 0719-8906