Bienal de Veneza 2016: 5 propostas finalistas para a exposição da Austrália

O Australian Institute of Architects (AIA) divulgou cinco propostas finalistas para a exposição que acontecerá no Pavilhão da Austrália na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2016. O anúncio foi feito após um processo de seleção de duas etapas avaliado pela Comissão da Bienal de Veneza.

A Bienal de 2016 marcará a exposição inaugural do novo pavilhão da Austrália em Veneza, projetado por Denton Corker Marshall e programado para ser inaugurado em maio deste ano.

Saiba mais sobre as propostas finalistas, a seguir.

Bienal de Veneza 2016: 5 propostas finalistas para a exposição da Austrália - Mais Imagens+ 1

POST / John de Manincor, Sandra Kaji-O’Grady e Misho Baranovic. Cortesia de Australian Institute of Architects

POST / John de Manincor, Sandra Kaji-O’Grady e Misho Baranovic 

Uma inversão da Torre de Babel, POST examina o poder unificador dos projetos de arquitetura contemporânea.

Em vez de dividir comunidades - como é o caso da lenda original -  a proposta sugere que uma arquitetura ambiciosa é capaz de reunir pessoas de todas as ideologias e partes do mundo.

The Pool / Aileen Sage e Michelle Tabet. Cortesia de Australian Institute of Architects

 The Pool / Aileen Sage e Michelle Tabet  

A proposta de Aileen Sage e Michelle Tabet disseca o ícone social e cultural australiano representado pela piscina.

Desconstruindo os "princípios democráticos, sociais e sagrados" de uma tipologia tão enraizada na cultura e história, a proposta assume a forma de uma instalação lúdica de luzes, espelhos, vidro e som.

Parlour Live! / Justine Clark e Naomi Stead with Maryam Gusheh, Catherine Griffiths and Fiona Young. Cortesia de Australian Institute of Architects

Parlour Live! / Justine Clark e Naomi Stead com Maryam Gusheh, Catherine Griffiths e Fiona Young 

Coletando as estórias de arquitetos australianos em várias fases de suas carreiras, Parlour Live! busca desafiar o estereótipo d"o arquiteto".

A proposta visa apresentar uma perspectiva que é mais inclusiva que aquela atualmente absorvida pelo mainstream, destacando a busca por igualdade na profissão.

Wide Open / Ed Lippmann, Dr Anne Watson, Susan Freeman e Michael Hill. Cortesia de Australian Institute of Architects

Wide Open / Ed Lippmann, Dr Anne Watson, Susan Freeman e Michael Hill 

Wide Open usará materiais multimídia para traçar a cronologia da arquitetura australiana, combinando imagens estáticas e em movimento para apresentar um panorama compreensivo de uma tipologia única.

Retratando a emergência de uma arquitetura única a partir de uma vasta série de influências, a proposta abrange mais de 250 anos de desenvolvimento arquitetônico, indo desde a era pré-colonial até a contemporaneidade.

Objects / Andrew Burns e Mark Gowing. Cortesia de Australian Institute of Architects

Objects / Andrew Burns e Mark Gowing 

Focando na prática arquitetônica e nos artefatos físicos gerados pelo processo de projeto, Objects privilegia "os subprodutos da produção arquitetônica" sobre o "resultado construído".

Subvertendo a primazia convencional do produto arquitetônico, a exposição de Burns e Gowing mostrará uma série de materiais intermediários, entre os quais desenhos construtivos, protótipos, formas para concretagem e fotografias do terreno.

A proposta vencedora será anunciada no dia 21 de abril em eventos que acontecerão em Sydney e Melbourne.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arcilla, Patricia. "Bienal de Veneza 2016: 5 propostas finalistas para a exposição da Austrália" [Venice Biennale 2016: 5 Proposals Shortlisted for Australian Pavilion] 07 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764968/bienal-de-veneza-2016-5-propostas-finalistas-para-a-exposicao-da-australia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.