Zeimuls, Centro de Serviços Criativos da Letônia Oriental / SAALS Architecture

Zeimuls, Centro de Serviços Criativos da Letônia Oriental / SAALS Architecture - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos Responsáveis: Rasa Kalnina, Maris Krumins
  • Equipe De Projeto: Ansis Auzins
  • Consultoria Edifícios: Maris Igavens
  • Consultoria Interiores: Arturs Igovens
  • Arquiteto Interiores: Vita Skapare
  • Arquitetos Técnicos: Ilze Geca, Martins Reinbergs, Vineta Strauta
  • Engenheiros Civis: IG-KURBADS, Renars Felcs, Lauris Tirans, Normunds Tirans
  • Engenharia: INNA PROJEKTS
  • Cliente: Rezekne City Counsil
  • área Do Terreno: 12 080 m²
  • Cidade: Rēzekne
  • País: Letônia
Mais informaçõesMenos informações
© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

"Existe uma lenda sobre Rose, a filha do rei que ainda vive na colina do castelo de Rezenkne e aguarda por aquele que a trará de volta à seu mundo... Enquanto isso, um mago veio pelo outro lado e levantou toda a terra. Um espaço livre foi deixado para que qualquer criança de Rezenkne possa crescer, ficar esperto e se sentir especial. Foi então que o mago cravou os lápis no chão. Os adolescentes vieram e escalaram ali para se exibirem e mostrarem seus trabalhos. Deixe os senhores de Riga admirarem!"

© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

A ideia do edifício foi desenvolvida como uma proposta para um concurso de arquitetura para um local próximo à colina do castelo de Rezenkne. O objetivo da cidade era criar um ambiente inovador e criativo para crianças e jovens,que os estimulasse a morar e trabalhar em Rezenkne após seus estudos, um motivo de desenvolvimento da cidade.

© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars
Corte
© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

O volume do espaço parece dobrado sobre o local dominante - a colina do castelo de Rezenkne. É incorporado no terreno do entorno com as aberturas em direção ao monte e à igreja. Os "lápis" cravados no volume verde servem como pano de fundo para os edifícios antigos do período soviético. Uma paisagem dramática na borda do centro da cidade, de frente à colina do castelo que mantém preservadas ruínas medievais, é a principal atração turística da cidade. Era o lote em si que sugeria que o edifício deveria se instalar no a fundo no terreno, e que a quinta fachada - o teto verde com triângulos geométricos - deveria ser a principal característica desta estrutura. 

© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

O edifício é um volume de concreto aparente, mas rebocado no exterior. A maioria dos ambientes possuem planta retangular - os tetos são dramáticos, com concreto aparente e geometrias de aberturas variáveis que criam a incrível diversidade do espaço. O formato da cobertura não apenas cria uma sensação de segurança e proteção para as crianças, mas também permite um amplo e diverso fluxo de luz natural através das várias aberturas em todos os ambientes, halls e circulações, enquanto que a partir do exterior, brilha misteriosamente no escuro. 

© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

Um pátio interno de caráter mais íntimo no térreo traz luz para as salas de atividades mais internas. O paisagismo em torno do edifício, tanto em superfícies verdes quanto as de concreto continua os mesmos princípios geométricos utilizados nas coberturas, com uma surpreendente sensação escultural e toque artístico em cada detalhe. A nova estrutura se torna uma parte integral da paisagem existente, e até mesmo uma parte das lendas locais, estendendo o imaginário popular.  É um exemplo de um projeto contemporâneo emergindo de um entorno físico e emocional, de espírito local e arquétipo tradicional, oferecendo um ambiente aconchegante e amigável para as crianças. Apesar de sua área de 6000 m², o edifício parece humano e familiar, compatível com a pequena escala dos edifícios históricos do centro da cidade.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Fevereiro 08, 2015

© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Krasta iela 31, Rēzekne, LV-4601, Letônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Zeimuls, Centro de Serviços Criativos da Letônia Oriental / SAALS Architecture" [Zeimuls, Centre of Creative Services of Eastern Latvia / SAALS Architecture] 15 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764532/zeimuls-centro-de-servicos-criativos-da-letonia-oriental-saals-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.