O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Para Jovens
  4. Letônia
  5. SAALS Architecture
  6. 2014
  7. Zeimuls, Centro de Serviços Criativos da Letônia Oriental / SAALS Architecture

Zeimuls, Centro de Serviços Criativos da Letônia Oriental / SAALS Architecture

Zeimuls, Centro de Serviços Criativos da Letônia Oriental / SAALS Architecture
Zeimuls, Centro de Serviços Criativos da Letônia Oriental / SAALS Architecture, © Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars
© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars	© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars	© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars	© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars	+ 30

  • Consultoria Edifícios

    Maris Igavens
  • Consultoria Interiores

    Arturs Igovens
  • Arquiteto Interiores

    Vita Skapare
  • Arquitetos Técnicos

    Ilze Geca, Martins Reinbergs, Vineta Strauta
  • Engenheiros Civis

    IG-KURBADS, Renars Felcs, Lauris Tirans, Normunds Tirans
  • Engenharia

    INNA PROJEKTS
  • Cliente

    Rezekne City Counsil
  • Área do Terreno

    12 080 m2
  • Mais informações Menos informações
© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars
© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

"Existe uma lenda sobre Rose, a filha do rei que ainda vive na colina do castelo de Rezenkne e aguarda por aquele que a trará de volta à seu mundo... Enquanto isso, um mago veio pelo outro lado e levantou toda a terra. Um espaço livre foi deixado para que qualquer criança de Rezenkne possa crescer, ficar esperto e se sentir especial. Foi então que o mago cravou os lápis no chão. Os adolescentes vieram e escalaram ali para se exibirem e mostrarem seus trabalhos. Deixe os senhores de Riga admirarem!"

© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars
© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

A ideia do edifício foi desenvolvida como uma proposta para um concurso de arquitetura para um local próximo à colina do castelo de Rezenkne. O objetivo da cidade era criar um ambiente inovador e criativo para crianças e jovens,que os estimulasse a morar e trabalhar em Rezenkne após seus estudos, um motivo de desenvolvimento da cidade.

Corte
Corte

O volume do espaço parece dobrado sobre o local dominante - a colina do castelo de Rezenkne. É incorporado no terreno do entorno com as aberturas em direção ao monte e à igreja.

© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars
© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

Os "lápis" cravados no volume verde servem como pano de fundo para os edifícios antigos do período soviético.

Planta Baixa
Planta Baixa

Uma paisagem dramática na borda do centro da cidade, de frente à colina do castelo que mantém preservadas ruínas medievais, é a principal atração turística da cidade. Era o lote em si que sugeria que o edifício deveria se instalar no a fundo no terreno, e que a quinta fachada - o teto verde com triângulos geométricos - deveria ser a principal característica desta estrutura.

O edifício é um volume de concreto aparente, mas rebocado no exterior. A maioria dos ambientes possuem planta retangular - os tetos são dramáticos, com concreto aparente e geometrias de aberturas variáveis que criam a incrível diversidade do espaço. O formato da cobertura não apenas cria uma sensação de segurança e proteção para as crianças, mas também permite um amplo e diverso fluxo de luz natural através das várias aberturas em todos os ambientes, halls e circulações, enquanto que a partir do exterior, brilha misteriosamente no escuro.

Um pátio interno de caráter mais íntimo no térreo traz luz para as salas de atividades mais internas. O paisagismo em torno do edifício, tanto em superfícies verdes quanto as de concreto continua os mesmos princípios geométricos utilizados nas coberturas, com uma surpreendente sensação escultural e toque artístico em cada detalhe. A nova estrutura se torna uma parte integral da paisagem existente, e até mesmo uma parte das lendas locais, estendendo o imaginário popular.

É um exemplo de um projeto contemporâneo emergindo de um entorno físico e emocional, de espírito local e arquétipo tradicional, oferecendo um ambiente aconchegante e amigável para as crianças. Apesar de sua área de 6000 m², o edifício parece humano e familiar, compatível com a pequena escala dos edifícios históricos do centro da cidade.

© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars
© Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
SAALS Architecture
Escritório
Cita: "Zeimuls, Centro de Serviços Criativos da Letônia Oriental / SAALS Architecture" [Zeimuls, Centre of Creative Services of Eastern Latvia / SAALS Architecture] 29 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764532/zeimuls-centro-de-servicos-criativos-da-letonia-oriental-saals-architecture> ISSN 0719-8906