Residência SR / Reitsema and Partners Architects

Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 2 de 20Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 3 de 20Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 4 de 20Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 5 de 20Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Mais Imagens+ 15

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando casas mais antigas são preservadas, muitas vezes é por causa de sua capacidade de reutilização. Elas têm tetos altos, boa captação de luz, grandes salas e portas largas. Mas há mais uma razão importante pela qual nós não a demolimos. Nós as amamos porque a sua arquitetura é boa e porque são feitas de materiais bons e bonitos. Preserve sua casa, ou ao fazer uma nova, faça com materiais duradouros, assim sua casa torna-se mais amiga do meio ambiente.

Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 4 de 20
© Ronald Tilleman

Nossos clientes, um casal cujos filhos já saíram de casa, inicialmente queriam que a sua casa, no terreno dos sonhos recém-adquirido em Rijssen, tivesse 350 metros quadrados. No entanto, após o lançamento de ideias do projeto inicial, a sua primeira decisão foi de reduzir pela metade o tamanho desejado da casa. Assim, poderia ser dada prioridade aos bons materiais e soluções de economia de energia.

Projetada para acompanhar seu belo entorno, a casa SR, como foi chamada, é simples e naturalmente captura a paisagem como uma grande moldura, não só para os seus proprietários, mas também para quem transita pelo local.

Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 6 de 20
© Luuk Kramer

A laje em balanço fornece uma esplanada à sombra em toda a largura da casa. Um segundo terraço no pátio, atrás da fachada de tijolos, é ideal para o café da manhã. A porta de correr torna possível fechar o espaço, oferecendo abrigo do vento.

Ao envolver o engenheiro de construção já em um estágio muito inicial, a equipe de arquitetura conseguiu garantir a máxima transparência para com a paisagem. Somente três paredes de 10 centímetros de espessura e três colunas cromadas de 6 centímetros de diâmetro suportam o telhado de concreto, oferecendo, assim, uma planta aberta, com portas largas e o máximo de luz do dia.

Planta Baixa

Pedimos ao fornecedor de tijolos para adicionar argila amarela e criamos uma riqueza de cores e efeitos com os vidros, oferecendo uma nova interpretação de um produto local.

Os carpinteiros, pai e filho, construíram toda a casa. Pessoalmente envolvidos com o local, eles se comprometeram com a execução, muito precisa, e inspiraram os colaboradores a melhorar o seu desempenho ainda mais.

Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 2 de 20
© Ronald Tilleman

Aspectos sustentáveis

O consumo de energia é minimizado combinando o tamanho compacto com isolamento térmico de alta qualidade, incluindo um telhado verde, uma bomba de calor, um sistema de aquecimento de piso, um teto de refrigeração e painéis solares. Ao mesmo tempo, as soluções projetadas possibilitaram a otimização do projeto possível a tal ponto que quase nenhum resíduo foi produzido durante o processo de construção.

Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 3 de 20
© Ronald Tilleman

Socioculturalmente, a conexão da casa com a paisagem, tanto na organização como na materialização, já provou desempenhar um papel exemplar para locais semelhantes. Oferecendo uma vista sobre a paisagem, o volume acrescenta qualidade ao espaço público da sua vizinhança. Cooperativamente projetada e construída pelos clientes, o seu envolvimento garantiu que tudo fosse construído com muita precisão nos mínimos detalhes.

Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 8 de 20
© Luuk Kramer

Economicamente, a estratégia de concepção do projeto de custo-benefício a longo prazo, faz com que o projeto seja um exemplo inspirador de arquitetura sustentável.

Publicado originalmente em 29 de junho de 2015.

Residência SR / Reitsema and Partners Architects - Imagem 5 de 20
© Ronald Tilleman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência SR / Reitsema and Partners Architects" [Villa SR / Reitsema and Partners Architects] 04 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763907/villa-sr-reitsema-and-partners-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.