Museu Moesgaard / Henning Larsen Architects

Museu Moesgaard / Henning Larsen Architects - Mais Imagens+ 27

  • Sinalização, Orientação Espacial E Design: Henning Larsen Architects
  • Paisagismo: Kristine Jensens Tegnestue
  • Engenheiro: Cowi
  • Construtoras: MT Højgaard and Lindpro
  • Equipe De Design De Inteiores Henning Larsen Architects: Christian Andresen, Karima Andersen, Louise Bay Poulsen, Marie Louise Mangor
  • Equipe De Kristine Jensens Tegnestue: Kristine Jensen (Parceiro e Diretor Criativo), Nina Walsh Holmbroe (Arquiteta)
  • Cliente: Museu Moesgaard
  • Cliente Assessor: D-K2
  • Tipo De Competição: Convidados para Competição
  • Equipe Do Henning Larsen Architects: Louis Becker (Parceiro Responsável), Niels Edeltoft (Diretor de Projeto), Troels Troelsen (Responsável pelo Design, Fase da Competição), Elizabeth Ø. Balsborg Arquiteto e Diretor de Design), Birte Bæk, Carsten Fisher, Gitte Edelgren, Greta Lillienau, Hans Vogel, Henrik Vuust, Irma Persson Käll, Johnny Holm Jensen, Julie Daugaard Jensen, Lars Harup, Lars Krog Hansen, Magnus Folmer Hansen, Mai Svanholt, Maja Aasted, Martha Lewis, Matthias Lehr, Peter Koch, Sarah Kübler, Stefan Ernst Jensen
  • Cidade: Aarhus
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Jan Kofod Winther

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Museu Moesgaard tem uma localização única na paisagem bucólica de Skåde. Com a sua cobertura inclinada de grama, musgo e flores silvestres de cores vivas, o edifício é um poderoso marco visual perceptível até mesmo do mar.

© Martin Schubert

O telhado retangular parece crescer para fora da paisagem e, durante o verão, ele forma uma área para piqueniques, churrascos, palestras ao ar livre e as tradicionais fogueiras do Midsummer Day. Com a neve no inverno, o telhado inclinado se transforma na melhor colina para andar de trenó da cidade.

Corte

O interior do edifício foi concebido para evocar uma paisagem variada no terraço, que é inspirada por escavações arqueológicas, em como eles gradualmente descobrem as camadas de história e expõem as civilizações perdidas. O visitante pode mover-se através de uma sequência de cores vivas de exposições e experimentos científicos - como um viajante no tempo e no espaço. O coração do edifício é o hall de entrada, que também detém um café com mesas ao ar livre. A partir deste hall, o 'submundo' do terraço abre-se para a luz do jardim e para a vista impressionante da Baía de Aarhus.

© Martin Schubert

Exposição de design

Arquitetura, natureza, cultura e história fundem-se em uma experiência abrangente. Os muitos anos de experiência em exposições e pesquisa do museu serão utilizados para criar uma nova abordagem de apresentação da história cultural. O Museu Moesgaard será capaz de facilitar o conhecimento, como instituição, de uma forma cativante e provocante para crianças, pais e avós. Há algo para todos, independentemente do seu ponto de vista.

Planta Baixa

Com seus pátios brilhantes, terraços e pequenas cavernas como "casas na casa", o museu vai apoiar e promover vários tipos novos e alternativos de exposições, onde o uso da tecnologia é combinada com um arranjo em forma de workshop para dar aos visitantes uma visão de como os arqueólogos e etnógrafos trabalham.

© Jens Lindhe

Materiais

Os materiais da construção foram selecionados para serem harmônicos com a expressão global do edifício; ao mesmo tempo acústica, economia, ajustes técnicos, manutenção, durabilidade, paleta de cores e sustentabilidade foram considerados em detalhe. As paredes interiores do museu são geralmente pintadas ou deixadas em concreto áspero. Um sistema de forro foi instalado entre as vigas de concreto para regular a acústica da construção, enquanto que a estrutura da viga permanece visível. Os pisos de madeira das salas de exposição são levantados acima da laje de concreto, para o conforto, acústica, e apelo estético geral.

© Jens Lindhe

O exterior do edifício é dominado pelo gesto da cobertura, que se eleva como uma forma concreta a partir da paisagem. A própria superfície do telhado é coberta de grama com percursos pedestres que são projetados para funcionar também como rotas de fuga de emergência.

© Jens Lindhe

Sustentabilidade

A chave para edifícios estéticos, confortáveis e eficientes em termos energéticos é encontrada na interação entre arquitetura e tecnologia. No Henning Larsen Architects, fazemos do conceito de sustentabilidade tangível, com foco na redução do uso de energia a nossa principal estratégia. Fazemos isto acreditando que o foco em energia pode criar uma qualidade global em todos os aspectos de um projeto. Isto é baseado na metodologia do nosso livro "Design com Conhecimento", que foi publicado em 2012. Áreas específicas de foco têm sido desenvolvidas com o objetivo fundamental de criar valores em três níveis de sustentabilidade, o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

© Jens Lindhe

A sustentabilidade tem sido um fator significativo no arranjo arquitetônico global do Museu Moesgaard. A superfície do telhado orientado ao sul (apelidada de fachada do telhado) assegura a base calculada para um edifício energeticamente eficiente, que é projetado para alcançar a energia de status classe 1.

© Martin Schubert

Sobre o Museu Moesgaard

O Museu Moesgård, um museu regional e especialista em arqueologia e etnografia, tem funcionado na mansão Moesgård há mais de 40 anos. As exposições no novo edifício do museu irão conter uma série de achados exclusivos da pré-história dinamarquesa. Entre eles estão dois achados da Idade do Ferro: o Grauballe Man de 2300 anos, corpo  mais bem preservado do mundo; e, uma série de armas excepcionais de Illerup Ådal. Esta última constitui-se em um segmento da coleção do museu que reflete as tradições de sacrifício, contratos de longa distância e lutas de poder que ocorreram há 1.800 anos.

© Martin Schubert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aarhus, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Moesgaard / Henning Larsen Architects" [Moesgaard Museum / Henning Larsen] 16 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762174/museu-moesgaard-henning-larsen-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.