Parque Gleisdreieck / Atelier LOIDL

Parque Gleisdreieck / Atelier LOIDL - Mais Imagens+ 11

Berlim, Alemanha
  • Construção: Bauleitung
  • Projeto De Energia E Iluminação: Ingenieurbüro I. Acker
  • Arquitetos: Felix Schwarz, Andreas Lipp
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração de Kreuzberg, o novo e grande parque do centro de Berlim será inaugurado neste verão: O "Park am Gleisdreieck". A primeira metade, em uma área total de 36 hectares na parte ocidental de Berlim, já foi inaugurada em setembro de 2011, o "Gleisdreieck Eastpark".

O parque recebeu este nome por causa dos viadutos da virada do século 20 sobre a estrada de ferro suspensa, que formam um triângulo no local, e desde 1945 o Gleisdreieck era um terreno de resíduos. Pela primeira vez, este pedaço de terra será reintegrado à estrutura urbana.

Planta Baixa

O masterplan prevê, além da construção do parque, o desenvolvimento de cerca de 16 hectares de espaços urbanos ao redor do parque. Serão realizados workshops integrados para conscientizar e buscar ideias para um urbanismo sustentável para estes novos bairros, com acesso direto ao parque, espaços habitacionais de qualidade, áreas de estar sustentáveis e com um baixo impacto ambiental.

Com o parque, um local urbano moderno foi criado focando nos fundamentos básicos da arquitetura da paisagem. Sem qualquer decoração, o terreno é formado, mantido o mais simples possível, mas utilizando-se de detalhes finos, materiais interessantes e vegetação, que juntos se desdobram num conjunto com grande efeito poético.

© Julien Lanoo

O contraste entre a natureza e os elementos construídos, elementos vegetativos foram propositadamente colocados em cena. Paisagens poéticas unificam-se em um grande e belo cenário. Como uma área de descanso verde na cidade, o Parque Gleisdreieck cria ao mesmo tempo uma experiência contemplativa e estimulante do espaço livre, visando a uma percepção refinada da cidade.

© Julien Lanoo

Uma parte do parque está a quatro metros acima do nível da cidade, bem como as relíquias do antigo entroncamento ferroviário, que faz com que este parque seja único em Berlim. Por meio de uma grande escala e de configuração simples e clara, muitos cenários poéticos são criados, em conjunto, formando uma grande paisagem: a liberdade dos prados, o caimento das árvores, a floresta, os grandes terraços, os pequenos bosques, as áreas de esportes e a praça central.

© Julien Lanoo

Materiais robustos e de longa duração foram os critérios essenciais para o conceito do parque. Quatro bancos esculturais com 80 metros de comprimento nos terraços e as luminárias se cruzam e atravessam o parque, formando uma grande escultura que caracteriza todo o local.

© Julien Lanoo

Resumindo o nosso conceito, focamos mais sobre o desenvolvimento futuro e a nova imagem do local do que na história ferroviária. A história da região é o ponto de partida para uma nova viagem e não deve ser considerado conservador. O novo parque dará movimento ao local, alterando o próprio terreno, deixando algo velho parecer novo e vai, acima de tudo, ser um lugar onde os moradores e visitantes gostarão de passar seu tempo. 

© Julien Lanoo

Idealmente, o Parque Gleisdreieck pode mostrar como Berlim realmente é: multicultural, sofisticada, moderna, flexível, divertida e carinhosa. Por fim, esperamos que ele construa uma ponte entre os bairros antigos e a nova vida na Potsdamer Platz.

© Julien Lanoo

Como arquitetos paisagistas e cidadãos de Berlim, acreditamos firmemente que a nossa visão de um parque urbano decente e contemporâneo será adotado de forma positiva pelos habitantes da cidade.

© Julien Lanoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yorckstraße, Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Gleisdreieck / Atelier LOIDL" [Gleisdreieck Park / Atelier LOIDL] 20 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762169/gleisdreieck-park-atelier-loidl> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.