O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Terceiro Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / ARX PORTUGAL Arquitectos

Terceiro Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / ARX PORTUGAL Arquitectos

Terceiro Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / ARX PORTUGAL Arquitectos
Terceiro Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / ARX PORTUGAL Arquitectos , Cortesia de ARX Portugal Arquitectos
Cortesia de ARX Portugal Arquitectos

terceiro lugar

Competição : Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda
Premio : Terceiro Lugar
Projeto : Residência Universitária
Autores : ARX Portugal Arquitectos, Nuno Mateus, José Mateus, Ana Sofia Amador, Raquel Henriques, Luísa Martinho , Traços na Paisagem, Safre, Universidade de Lisboa, Pólo Universitário – Alameda, Lisboa, Portugal, 2014

Apresentamos a seguir a proposta desenvolvida pelo escritório ARX PORTUGAL Arquitectos para o concurso da Residência Universitária do Campus da Ajuda, da Universidade de Lisboa. Veja algumas imagens e a descrição do projeto, que foi premiado com o terceiro lugar.

Dos arquitetos: As Residências Universitárias propostas, definem-se essencialmente como um conjunto de três blocos independentes, afastados entre si e pousados sobre um embasamento público comum. Nos seus intervalos, por onde as brisas circulam e as vistas se abrem, são recortados pátios ajardinados e reentrantes. 

Com esta opção relativamente à orientação dos blocos residenciais, procuramos ter em conta a qualidade paisagística do lugar no que respeita às vistas e relações visuais possíveis, estabelecendo-se assim este como um dos principais objetivos desta proposta: manter o usufruto das vistas, privilegiando-as, pois em realidade são elas que conferem um carácter urbano especifico à cidade de Lisboa. 

Cortesia de ARX Portugal Arquitectos
Cortesia de ARX Portugal Arquitectos
Cortesia de ARX Portugal Arquitectos
Cortesia de ARX Portugal Arquitectos

O espaço de embasamento funciona como uma praça pública, de visuais enquadradas, parcialmente coberta pelos corpos balançados das residências. Aqui dá-se a norte o acesso dos residentes ao espaço interior das residências, à cantina e à rua a sul através de uma escadaria, tornando-se assim um espaço de usufruto intenso e de encontro. 

Cortesia de ARX Portugal Arquitectos
Cortesia de ARX Portugal Arquitectos

Por baixo, no interior desta base, encontramos todas as zonas de serviço e apoio às residências, com acesso autonomizado a sul, pelas cotas inferiores. Encontramos ainda um conjunto de quartos em ambiente claustral abertos sobre os pátios ajardinados comuns. 

Por cima, os volumes subdividem-se em três corpos estreitos justapostos, na procura de uma escala mais doméstica do que institucional, mais  implicada com uma ideia de pequenos volumes do que imposta a partir de uma ideia de universidade monumental tão bem expressa no plano e tão deficientemente ancorada ao território. 

Planta de localização. Image Cortesia de ARX Portugal Arquitectos
Planta de localização. Image Cortesia de ARX Portugal Arquitectos

No interior, os corpos residenciais são essencialmente sistémicos. Os quartos têm uma matriz distributiva comum às várias tipologias, que estrutura as várias formas de organização a partir de uma regra comum, geradora de um sistema estrutural econômico e optimizado.

Cita: Romullo Baratto. "Terceiro Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / ARX PORTUGAL Arquitectos " 17 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762157/terceiro-lugar-no-concurso-para-a-residencia-universitaria-no-campus-da-ajuda-arx-portugal-arquitectos> ISSN 0719-8906