O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Segundo Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / AND-RÉ Arquitectura

Segundo Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / AND-RÉ Arquitectura

Segundo Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / AND-RÉ Arquitectura
Segundo Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / AND-RÉ Arquitectura, Cortesia de AND-RÉ Arquitectura
Cortesia de AND-RÉ Arquitectura

segundo lugar

Competição : Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda
Premio : Segundo Lugar
Projeto : Residência Universitária
Autores : Bruno André, Francisco Salgado Ré, Catarina Fernandes, Filipe Paixão, Márcio Rodrigues, AFA Consult, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2014

Apresentamos a seguir a proposta desenvolvida pelo escritório AND-RÉ Arquitectura para o concurso da Residência Universitária do Campus da Ajuda, da Universidade de Lisboa. Veja algumas imagens e a descrição do projeto, que foi premiado com o segundo lugar.

Dos arquitetos: A proposta procura resolver um programa denso, cumprindo a intenção de construir um equipamento capaz, responsável e rigoroso, numa edificação sustentável, com reduzidos custos de construção e manutenção.

Apesar da densidade do programa e da necessária maximização funcional, procurou-se criar uma arquitetura dinâmica, que estimula os sentidos e que explora propriedades espaciais e plásticas, assumindo-se assim como um objecto arquitetônico baseado na performance, em todas as suas variáveis.

Cortesia de AND-RÉ Arquitectura
Cortesia de AND-RÉ Arquitectura

CONCEITO

Concebeu-se um sistema integrado e de carácter holístico, que relaciona racionalmente os diversos valores e proporciona dinâmicas urbanas num sentido de valorização do relacionamento do objecto com a morfologia de cidade.

A proposta apresenta valores fundadores de sinergia urbana, assumindo-se como elemento caracterizador e fundador de urbanidade. O projeto representa um equipamento relevante, único e cativante, não obstante da racionalidade da sua concepção e implantação, respondendo de forma sensível à conjuntura contemporânea e às expectativas do promotor.

Cortesia de AND-RÉ Arquitectura
Cortesia de AND-RÉ Arquitectura

O projeto desenvolve-se sobre um sistema lógico e modular que permite a organização racional do extenso programa. Estrategicamente, utilizou-se a regra para criar excepções, sublinhando momentos espaciais particulares entre a repetição programática.

O sistema racional interno – como que a estrutura óssea do edificado – é revestido por uma pele que promove o potencial visual, a dinâmica volumétrica e o contacto sensitivo do objecto arquitetônico com o meio.

Cortesia de AND-RÉ Arquitectura
Cortesia de AND-RÉ Arquitectura

IMPLANTAÇÃO E VOLUMETRIA

Diagramas. Image Cortesia de AND-RÉ Arquitectura
Diagramas. Image Cortesia de AND-RÉ Arquitectura

Propõe-se a distribuição do programa em três blocos arquitetônicos, dispostos sobre uma base que os une ao nível térreo, permitindo uma articulação da distribuição pelo edifício.

A composição volumetrica promove a permeabilidade visual através do terreno, evitando que o edificado se torne num elemento impositivo na paisagem e que seja entendido como obstáculo visual, mas sim como um elemento dinâmico que permite absorver novas perspectivas e ser surpreendido pela paisagem e enquadramentos.

Corte AA. Image Cortesia de AND-RÉ Arquitectura
Corte AA. Image Cortesia de AND-RÉ Arquitectura

A organização volumétrica foi também concebida de forma a maximizar as vistas e a orientação solar dos quartos, intenção reforçada também através da manipulação geométrica da fachada.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Segundo Lugar no Concurso para a Residência Universitária no Campus da Ajuda / AND-RÉ Arquitectura" 16 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762138/segundo-lugar-no-concurso-para-a-residencia-universitaria-no-campus-da-ajuda-and-re-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.