O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Studio-X Rio promove debate sobre projetos urbanos e dinâmicas de investimento no Rio de Janeiro

Studio-X Rio promove debate sobre projetos urbanos e dinâmicas de investimento no Rio de Janeiro

  • 18:00 - 2 Fevereiro, 2015
Studio-X Rio promove debate sobre projetos urbanos e dinâmicas de investimento no Rio de Janeiro
Studio-X Rio promove debate sobre projetos urbanos e dinâmicas de investimento no Rio de Janeiro, Cortesia de Studio-X Rio
Cortesia de Studio-X Rio

Amanhã, 03 de fevereiro, o Studio-X Rio promove o debate Rio de Janeiro: Projetos urbanos e dinâmicas de investimento, que reunirá especialistas nacionais e internacionais sobre as transformações urbanas e seu contexto econômico na segunda maior metrópole brasileira.

A capital fluminense e sua região metropolitana vêm sendo afetada por grandes transformações urbanísticas em muito associadas à evolução de sua realidade econômica. Em um contexto de desenvolvimento acelerado impulsionado pela mudança de conjuntura do próprio país, territórios que conheceram um longo processo de abandono, como no caso da Região Portuária e periferias distantes da que eram até há pouco tempo denigridas pelas políticas de investimento público, são hoje alvos de investimentos massivos em grandes projetos de infraestrutura que já produzem e irão ainda produzir fortes impactos, seja na estrutura urbana existente, seja no meio rural ou natural ainda não urbanizado.

Conhecer as lógicas que regem as políticas públicas que vêm sendo adotadas pelas diferentes instâncias governamentais assim como os investimentos em curso é fundamental para favorecer a convergência e articulação de esforços, mas também para que se possa considerar os impactos de diversas naturezas, sobretudo sociais e ambientais, gerados por tais projetos. 

Assim, o Studio-X Rio promove um debate com Álvaro Albernaz, Guilherme Lassance, João Pedro Backhauser, Mauro Osório, Paulo Cesar dos Reis e Pedro Rivera em que os especialistas discutirão os processos e consequências do desenvolvimento econômico na realidade da cidade.

Álvaro Albernaz
Arquiteto e Urbanista, especialista em Mercado Financeiro, atuou no setor de investimentos imobiliários do Banco do Brasil e na PREVI. Foi aluno do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é hoje professor da Fundação Getúlio Vargas FGV Management. 

Guilherme Lassance
Arquiteto graduado pela Escola Superior de Arquitetura de Toulouse, possui mestrado e doutorado pela Universidade de Nantes. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Pedro Backhauser
Sócio da Backhauser e Leonídio Arquitetura e Cidade. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Santa Úrsula (1994) e Mestre em Arquitetura e Desenho Urbano pela Universidade de Columbia (2000), onde recebeu prêmio de excelência pelo conjunto dos trabalhos apresentados durante o curso. Entre seus projetos estão o Velódromo, o conjunto Porto Olímpico e a urbanização da orla do Porto Maravilha.

Mauro Osório
Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, é professor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e coordenador do Observatório de Estudos sobre o Rio de Janeiro onde desenvolve pesquisas e trabalhos de prestação de serviços na área de fomento ao desenvolvimento econômico regional, planejamento urbano e gestão pública.

Paulo Cesar dos Reis
Mestre em História Social pela UFF, é professor dos cursos de Arquitetura e de História da Universidade Estácio de Sá. Membro do Observatório de Estudos do Rio de Janeiro, desenvolve pesquisa sobre a cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX, complexo portuário fluminense e a história do Bairro de Bangu.

Pedro Rivera
Pedro Rivera, arquiteto e urbanista, é sócio fundador do escritório RUA Arquitetos e diretor do Studio-X Rio. Mestre em Urbanismo pelo PROURB, foi professor da PUC-Rio e ministrou palestras e participou bancas avaliadoras em diversas universidades no Brasil e no exterior. Atualmente participa da exposição Uneven Growth, Tactical Urbanisms for Expanding Megacities, no MoMA.

Rio de Janeiro: Projetos urbanos e dinâmicas de investimento

  • Data: 03 de fevereiro, terça-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro - RJ

Cita: "Studio-X Rio promove debate sobre projetos urbanos e dinâmicas de investimento no Rio de Janeiro" 02 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761459/studio-x-rio-promove-debate-sobre-projetos-urbanos-e-dinamicas-de-investimento-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906