Arquitectura à Moda do Porto: Episódio 1 - Luz

Para promover a excelência da arquitetura da cidade do Porto, o ArchDaily Brasil iniciou uma parceria com a Building Pictures, a arquiteta Filipa Figueira e o arquiteto Tiago Vieira, criadores da série em vídeo chamada “Arquitectura à Moda do Porto”, sobre obras de arquitetura emblemáticas construídas nos últimos 20 anos no Porto, Portugal.

A série teve início em dezembro de 2013 e conta com 10 episódios - luz, escadas, varandas, natureza, texturas, portas, janelas, claraboias, pavimentos e estruturas - que serão publicados semanalmente em nossa página.

A seleção das obras presentes na série conta com cerca de 30 edifícios, com a assinatura de premiados arquitetos nacionais e internacionais como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Rem Koollhaas, Aires Mateus, e também com uma geração mais jovem de arquitetos: Nuno Grande, Nuno Valentim, Barbosa e Guimarães, etc.Mais do que identificar um estilo de arquitetura ligado à escola do Porto, as obras selecionadas pretendem evidenciar a grande transformação da cidade do Porto nos últimos 20 anos, momento em que a cidade assumiu o caráter cosmopolita, à moda do Porto, que vemos hoje, o casamento entre o melhor do século XVIII e o século XXI.

Arquitectura à Moda do Porto pretende mostrar que o Porto não é apenas uma cidade histórica e com bom vinho, mas também de grande variedade e qualidade no que toca à sua arquitetura contemporânea.

Os vídeos são curtos, leves, divertidos, com uma forte relação com a música e pretendem estimular o interesse não apenas de arquitetos, mas do público em geral pelo gosto da arquitetura e pela cidade do Porto. 

EPISÓDIO 01

O vídeo mostra uma viagem pelas luzes do Porto, desde edifícios clássicos de Álvaro Siza Vieira, como a Fundação de Serralves e a FAUP até à Casa da Música do OMA, que completa este ano 10 anos desde a sua inauguração. Pelo caminho pode-se ver vários edifícios como a Torre do Burgo e a Estação de Metro da Trindade de Eduardo Souto de Moura, o Edifício Vodafone dos arquitetos Barbosa & Guimarães e também o Passeio dos Clérigos dos arquitetos Balonas e Menano.

CRÉDITOS:

  • Produção: Building Pictures, Filipa Figueira Arquitectura e Tiago Vieira Arquitecto
  • Realização, fotografia e pós-produção: Building Pictures
  • Música: Creative Commons - Junior 85 - It's Christmas Time
  • 2013 | 54" | 16:9
  • Episódio 01 - Luz
  • Localização: Porto, Portugal
  • Ano: 2013

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitectura à Moda do Porto: Episódio 1 - Luz" 29 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761183/arquitectura-a-moda-do-porto-episodio-1> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.