Exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”, no Studio-X Rio

Vivemos um momento em que mais da metade da população do planeta habita as cidades, e os efeitos da alteração climática não mais podem ser ignorados. A exposição Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano, que tem abertura amanhã, 27 de janeiro, no Studio-X Rio, apresenta projetos inovadores na Ásia, África, e América que abordam questões urbanas emergentes: Como a transição dos combustíveis fósseis para alternativas renováveis afetará o processo de planejamento urbano? Como o uso de energia renovável afeta o metabolismo urbano e as políticas de mobilidade e sustentabilidade?

Cidade Pós-Petróleo é tanto sobre o futuro quanto sobre o passado. Como indicado pelo subtítulo da exposição, toda e qualquer visão sobre o que está por vir tem uma história.  Contrastando 11 projetos atuais, no campo de planejamento urbano sustentável, com 9 do passado, a exposição almeja mostrar que o desenvolvimento atual tem suas raízes nas utopias urbanas de meados do século 20. Urbanistas estão retornando a esses conceitos e os adaptando para os desafios impostos pelas mudanças climáticas, combustíveis fósseis limitados, recessão econômica, e uma crise global sistêmica.

O planejamento urbano oferece um laboratório para mudanças sociais e ecológicas. Alguns experimentos abordados na Cidade Pós-Petróleo são Masdar City (Abu Dhabi), Xeritown (Dubai), e o projeto N.E.S.T. (Etiópia). Outros exemplos de experimentos urbanos presentes na exposição modificam estruturas existentes: criando um sistema de transporte público em Curitiba, renaturalizando a High Line em Nova Iorque, construindo uma rede de carros elétricos com estações de recarga em Israel. 

Raoul Bunschoten e sua equipe de design urbano do escritório CHORA vêm desenvolvendo projetos interativos que fornecem comunidades dos dois lados do Estreito de Taiwan a chance de vivenciar novas formas de design urbano e de produção energética. O trabalho do Studio Mumbai demonstra como uma arquitetura ´slow´, enraizada nas tradições locais, pode ser traduzida para uma linguagem moderna de construção. Apesar dos diferentes métodos e escopos, todos os projetos apresentados na Cidade Pós-Petróleo tem um eixo em comum: eles exemplificam uma sinergia entre razão, inovação, e flexibilidade, que precisaremos para que possamos tornar as nossas cidades, e o planeta, sustentáveis para o futuro.

Uma exposição do Institut für Auslandsbeziehungen e.V. (ifa / Instituto de Relações Culturais Exteriores), Stuttgart (D), em cooperação comARCH+, Zeitschrift für Architektur und Städtebau (Journal for Architecture and Urbanism), Berlin (D).

Abertura da exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”

  • Data: 27 de janeiro, terça-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro-RJ

Via Studio-X Rio

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”, no Studio-X Rio" 26 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761057/exposicao-cidade-pos-petroleo-a-historia-do-futuro-urbano-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.