O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”, no Studio-X Rio

Exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”, no Studio-X Rio

  • 12:00 - 26 Janeiro, 2015
Exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”, no Studio-X Rio
Exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”, no Studio-X Rio, Cortesia de Studio-X Rio
Cortesia de Studio-X Rio

Vivemos um momento em que mais da metade da população do planeta habita as cidades, e os efeitos da alteração climática não mais podem ser ignorados. A exposição Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano, que tem abertura amanhã, 27 de janeiro, no Studio-X Rio, apresenta projetos inovadores na Ásia, África, e América que abordam questões urbanas emergentes: Como a transição dos combustíveis fósseis para alternativas renováveis afetará o processo de planejamento urbano? Como o uso de energia renovável afeta o metabolismo urbano e as políticas de mobilidade e sustentabilidade?

Cidade Pós-Petróleo é tanto sobre o futuro quanto sobre o passado. Como indicado pelo subtítulo da exposição, toda e qualquer visão sobre o que está por vir tem uma história.  Contrastando 11 projetos atuais, no campo de planejamento urbano sustentável, com 9 do passado, a exposição almeja mostrar que o desenvolvimento atual tem suas raízes nas utopias urbanas de meados do século 20. Urbanistas estão retornando a esses conceitos e os adaptando para os desafios impostos pelas mudanças climáticas, combustíveis fósseis limitados, recessão econômica, e uma crise global sistêmica.

O planejamento urbano oferece um laboratório para mudanças sociais e ecológicas. Alguns experimentos abordados na Cidade Pós-Petróleo são Masdar City (Abu Dhabi), Xeritown (Dubai), e o projeto N.E.S.T. (Etiópia). Outros exemplos de experimentos urbanos presentes na exposição modificam estruturas existentes: criando um sistema de transporte público em Curitiba, renaturalizando a High Line em Nova Iorque, construindo uma rede de carros elétricos com estações de recarga em Israel. 

Raoul Bunschoten e sua equipe de design urbano do escritório CHORA vêm desenvolvendo projetos interativos que fornecem comunidades dos dois lados do Estreito de Taiwan a chance de vivenciar novas formas de design urbano e de produção energética. O trabalho do Studio Mumbai demonstra como uma arquitetura ´slow´, enraizada nas tradições locais, pode ser traduzida para uma linguagem moderna de construção. Apesar dos diferentes métodos e escopos, todos os projetos apresentados na Cidade Pós-Petróleo tem um eixo em comum: eles exemplificam uma sinergia entre razão, inovação, e flexibilidade, que precisaremos para que possamos tornar as nossas cidades, e o planeta, sustentáveis para o futuro.

Uma exposição do Institut für Auslandsbeziehungen e.V. (ifa / Instituto de Relações Culturais Exteriores), Stuttgart (D), em cooperação comARCH+, Zeitschrift für Architektur und Städtebau (Journal for Architecture and Urbanism), Berlin (D).

Abertura da exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”

  • Data: 27 de janeiro, terça-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro-RJ

Via Studio-X Rio

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”, no Studio-X Rio" 26 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761057/exposicao-cidade-pos-petroleo-a-historia-do-futuro-urbano-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906