Jean Nouvel boicota a inauguração da Filarmônica de Paris dizendo que ela "não está pronta"

A tão aguardada inauguração da Philharmonie de Paris, projetada pelos Ateliers Jean Nouvel, aconteceu recentemente em um evento VIP que contou com a presença do Presidente da França, François Hollande, responsável por oficializar a cerimônia três anos após cronograma previsto. Jean Nouvel, no entanto, não compareceu ao evento. Em vez disso, escreveu um inflamado artigo para o jornal francês Le Monde, dizendo que sente que o edifício foi inaugurado "muito cedo" e que ele "não está pronto." Ele argumenta ainda que "não houve testes acústicos na sala de concerto pois o cronograma não permitiu que as exigências arquitetônicas e técnicas fossem respeitadas, [...] apesar de todos os aviso que venho dando desde 2013."

Ele também atacou o alarmante aumento do custo do projeto dizendo: "Eu afirmo que em hipótese alguma fui a origem do aumento do custo desse projeto", citando o relatório da Cour des Comptes (de fevereiro de 2012) que concluiu que "'uma direção deficiente' e 'muitos atrasos relacionados às flutuações da opinião pública', que 'obviamente influenciaram os custos da operação'" foram os principais culpados. 

Ele concluiu a declaração dizendo que "neste outono, quando a construção estiver concluída, será o momento de inaugurá-la em paz e com dignidade."

Sala da filarmônica. Cortesia de Philharmonie de Paris Arte Factory
Fachada fluida. Imagem © Valry Joncheray

Leia o texto de Nouvel aqui.

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Jean Nouvel boicota a inauguração da Filarmônica de Paris dizendo que ela "não está pronta"" [Jean Nouvel Boycotts Opening of the Philharmonie de Paris, Saying It Is "Not Finished"] 26 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760884/jean-nouvel-boicota-a-inauguracao-da-filarmonica-de-paris-dizendo-que-ela-nao-esta-pronta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.