O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos

Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos

  • 19:00 - 24 Janeiro, 2015
  • Traduzido por Arthur Stofella
Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos
Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte + 24

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos subúrbios da zona sul da cidade de Córdoba, num terreno de 1350 m², a Casa U foi projetada.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

O esquema funcional em "U" surge, por um lado, em resposta à união das situações particulares do lugar, e por outro lado, aos requisitos específicos da uso da família de arquitet@s; casa de arquitet@s para arquitet@s.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A residência se abre em um pátio até a frente, para captar o sol do norte e aproveitá-lo nos ambientes de uso social, que se agrupam em um volume de 5 x 20 metros, com 10 metros de afastamento frontal do lote, com o duplo propósito de garantir privacidade e de ligar o jardim à parte sul da casa.

Planta Baixa
Planta Baixa

O "U" se fecha na ala oeste, que abriga os serviços; garagem, lavanderia, pátio de serviço e ao leste, que abriga os dormitórios.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Os materiais utilizados são simplificados em seu uso, como tijolo aparente, metal, concreto e vidro. Estes são ótimos materiais com um mínimo de manutenção. Para os pisos também foi utilizado o concreto.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A pesquisa teve como foco o estudo da tipologia de habitação, e como diferenciar o exterior do interior com o uso de materiais. As alas leste e oeste, juntas com o hall de entrada que as conecta, foram projetadas com lajes de concreto exposto, e os exteriores foram utilizados como experimento para diferentes maneiras de composição com tijolo aparente.

Corte
Corte

No volume público, que abriga a cozinha, sala de estar, sala de jantar e mezanino de estudo, escolhemos outra tecnologia, com um telhado seco feito de folhas de metal com espuma de poliuretano como isolante, e um teto tipo Barrisol, uma tela esticada que cobre o grande espaço completamente.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Este volume, com um teto inclinado, é aberto para o leste, com uma grande janela com vista para o espaço verde circundante. Como uma boca que trás ao interior o bosque de eucalipto existente, para integrá-lo na composição do objeto arquitetônico.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos" [Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos] 24 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760579/casa-u-eleonora-aquilante-ariel-busch-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.