Escritórios Revigrés / Carlos Castanheira

Escritórios Revigrés / Carlos Castanheira - Mais Imagens+ 25

  • Estruturas: HDP, Gabinete de serviços e projectos de engenharia civil, Lda.
  • Elétrica: Igemaci Engenharia S.A.
  • Carpintaria: Henriques e Rodrigues Lda.
  • AVAC: Ar Puro Lda.
  • Eletricidade E Drenagens: Electro Clara Lda.
  • Cliente: Revigrés
  • Equipe De Projeto: José Carlos Soares, Joana Catarino, Carolina Leite
  • Cidade: Barrô
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra I FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Iniciar um trabalho começa, quase sempre, por uma visita ao local.

Para um arquiteto, quase sempre, o local é um terreno, outras vezes um interior. Desta vez um interior que também é um exterior.

Os novos gabinetes da Revigrés têm premissas muito claras e definidas por quem os vai utilizar: proximidade da nova área de produção, funcionalidade, sustentabilidade e, se possível, identidade e harmonia. 

© Fernando Guerra I FG+SG

No início pensei que a proximidade seria com a produção, mas em edifício autônomo em relação aos pavilhões da Unidade 2, e, por consequência, que todas as premissas tinham um valor e interpretação diferentes. 

Master Plan

A visita ao local surpreendeu-me pela necessidade e vontade de construir um edifício dentro do existente.

Surpresa, alguma perplexidade, agrado pelo desafio que nos condimenta a profissão, espanto pela complexidade e automatização da cadeia produtiva e a constante montagem e transformação de equipamentos e tecnologias.

© Fernando Guerra I FG+SG

Aqui e ali havia materiais algo dissonantes, provisórios, que contrastavam com a alta tecnologia dos equipamentos, do processo produtivo e dos materiais produzidos que, de algum modo, escondem a química e a mecânica deste processo de transformar matéria. 

© Fernando Guerra I FG+SG

Um caixote de grandes dimensões que terá, certamente, albergado alguma peça e garantido o seu transporte, aguardava a sua remoção e a sua transformação em algo diferente permitido pelo material e engendrado pelo engenho de quem domina estas novas tecnologias.

Contentores pensados, à medida, utilizados e posteriormente reutilizados numa lógica de funcionalidade e de sustentabilidade responsável. 

© Fernando Guerra I FG+SG

Os novos gabinetes da Revigrés, localizados no interior da Unidade 2, e no extremo sul, nada mais serão do que contentores, caixas de grandes dimensões, onde se irá trabalhar, não sem alguma adversidade térmica e sonora inerente à produção de material cerâmico. 

Planta Baixa

Como acontece com os caixotes de  transporte de peças, foi necessário interpretar as necessidades e exigências dos clientes e utilizadores, as condições técnicas, prazos e economia de custos e bens. 

© Fernando Guerra I FG+SG

No desenvolvimento do projeto, a vontade de se fazer algo sustentável era mútua.

Como é comum nestes processos, alguns valores banalizam-se e algumas palavras tornam-se palavrões; a sustentabilidade perde a sua nobreza e tornase chavão para rotular tanto o bom como o medíocre.

Planta Baixa

Este caso é sustentável porque a vontade de o fazer é muita e está, ela própria, sustentada em razões que estão para além da mera necessidade.   

© Fernando Guerra I FG+SG

Os contentores têm uma estrutura de madeira de casquinha; as paredes, pavimentos e tectos são feitos em painéis de aglomerado de madeira. O isolamento térmico e acústico é de aglomerado negro de cortiça expandida. Os pavimentos e paredes das áreas das instalações sanitárias são revestidos com material cerâmico.

Corte

Simples contentores em madeira e vidro albergam a vontade dos que os mandaram fazer, dos que afagaram as madeiras e as encaixotaram, dos que os riscaram para que possam conter pessoas e bens em harmonia com o ambiente e obedecendo às exigências da produtividade. Os materiais de encaixotamento tornam-se, assim, materiais de acabamento e conforto. 

© Fernando Guerra I FG+SG

Num amanhã que, esperamos, seja longínquo, poderão ser transformados noutros contentores, caixas e caixinhas, numa lógica de sustentabilidade que a mente humana será sempre capaz de reinventar. 

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barrô, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios Revigrés / Carlos Castanheira" [Escritórios Revigrés / Carlos Castanheira] 14 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760336/escritorios-revigres-carlos-castanheira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.