El Ray / Simon Conder Associates

El Ray / Simon Conder Associates - Mais Imagens+ 8

Cortesia de Simon Conder Associates

Descrição enviada pela equipe de projeto. A praia de Dungeness é um exemplo clássico de um bairro "não planejado", em que suas casas se desenvolveram através da improvisação. Este projeto, portanto, oferece uma resposta ao drama e à dureza de tal paisagem.

El Ray é parte de um grupo de cinco casas de praia situadas imediatamente ao leste da enorme central elétrica de Dungeness. A residência original consistia em um vagão de trem do século XIX. Ele já estava em muito mal estado de conservação e era muito pequeno para atender a demanda dos clientes e de suas famílias em crescimento. Buscamos, então, aumentar a área de alojamento em aproximadamente 50% e melhorar significativamente o desempenho ambiental da casa. 

Corte e Planta

A nova edificação incorpora o antigo vagão de trem dentro de uma estrutura de madeira isolada. O antigo transporte torna-se o centro da sala principal e inclui a cozinha. A fachada sul, totalmente envidraçada, oferece vistas ao canal e um conjunto de janelas menores, nas outras fachada,s direcionam o olhar ao farol, ao posto de salva-vidas e à uma estação de energia nuclear. 

Cortesia de Simon Conder Associates

A cobertura inclinada atua como uma plataforma de observação com vistas em 360° em direção a praia. A planta baixa incorpora dois pátios para proporcionar proteção contra o vento constante. 

Cortesia de Simon Conder Associates

Comportamento Ambiental

O controle ambiental é criado através de uma combinação de isolamento térmico muito eficiente, o ganho passivo de energia solar, ventilação cruzada e uma turbina eólica. 

Cortesia de Simon Conder Associates

Os altos níveis de isolamento nas paredes, cobertura e piso asseguram que a perda de calor do edifício seja mínima, requerendo pouca energia para a calefação, iluminação e ventilação. O envidraçamento exterior é composto de portas deslizantes de alumínio de vidro duplo. A moldura de madeira estrutural é construída a partir de leves vigas de madeira, apoiada nas partes interiores e exteriores, feita de um material fabricado totalmente dos desperdícios. O isolamento entre as vigas e os montantes é feito de papel de jornal reciclado. O revestimento exterior e a cobertura são feitos com uma madeira FSC certificada chamada Itaúba. Os revestimentos das paredes interiores, pisos e marcenaria, por sua vez, são construídos a partir de uma madeira FSD de Bétula.

Cortesia de Simon Conder Associates

Uma cobertura é projetada ao longo do deck para dar sombra às áreas de estar no lado sul durante o verão, permitindo que o sol baixo de inverno aqueça a casa. Quando é necessário, o fogão a lenha pode ser ascendido com os troncos encontrados na praia. Como complemento ao ganho de luz solar, durante os meses de inverno e em condições extremamente frias, é possível utilizar a calefação por radiação solar, impulsionada pela turbina de vento, aquecendo os dois dormitórios e os banheiros. 

Cortesia de Simon Conder Associates

Segundo as previsões, a turbina eólica gerará mais eletricidade do que a necessária para o funcionamento da casa. O cliente tem a intenção de vender a eletricidade excedente para a rede elétrica nacional. 

Fachadas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "El Ray / Simon Conder Associates" [El Ray / Simon Conder Associates] 14 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758925/el-ray-simon-conder-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.